Sindireceita participa da 8ª reunião do Conselho Nacional de Combate à Pirataria

"attachment_66364" align="aligncenter" width="570"]8_reuniao_cncp (3) "Não se pode parar com a repressão, mas o melhor caminho para combater a pirataria continua sendo a educação", afirma Sílvia de Alencar

A presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, participou nessa terça-feira, dia 12, da 8ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual, do Ministério da Justiça (CNCP/MJ), em Brasília/DF. A reunião foi iniciada com apresentação oficial do novo presidente eleito do CNCP, Gabriel de Carvalho Sampaio.

Os membros da mesa definiram as últimas atualizações da cartilha “Combate à Falsificação de Medicamentos”, produzida pela Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), para divulgação em âmbito nacional. “A readequação da cartilha foi necessária, pois a linguagem precisa estar simplificada para atingir o consumidor, que é o público final desse material”, explica o presidente do CNCP.

"attachment_66363" align="aligncenter" width="570"]8_reuniao_cncp (2) O novo presidente eleito do CNCP, Gabriel de Carvalho Sampaio, apresentou as diretrizes de trabalho

Ficou deliberado também que, a partir da próxima reunião, dia 16 de setembro, o Conselho abordará como pauta fixa os projetos de interesse em comum da mesa, que estão em tramitação no Congresso Nacional. Segundo Gabriel de Carvalho Sampaio, o objetivo é acompanhar de perto as propostas que podem contribuir com o trabalho já realizado pelo CNCP no combate à pirataria no País.

A presidenta Sílvia de Alencar afirma que o papel do Sindireceita, como membro colaborativo, será intensificado para garantir o avanço das ações do Sindicato na mesa de debate. “Muito já se fez neste Conselho e muito ainda há de se fazer. Não se pode parar com a repressão, mas o melhor caminho para combater a pirataria continua sendo a educação. Nós, do Sindireceita, sempre lançamos campanhas diuturnas de educação para esclarecer o que é a pirataria e os malefícios que ela traz para o País. Entendemos que a pirataria está vinculada ao trabalho escravo, ao tráfico de drogas e de armas, o que aumenta também a violência no Brasil. Temos muita dificuldade de combater a pirataria por ser um crime socialmente aceito. Nesse contexto, esperamos uma posição deste Conselho para fechamento da nossa Cartilha de combate à Pirataria, para publicação. Reitero ainda que, a Diretoria Executiva do Sindireceita está à disposição do CNCP”, destaca Sílvia.