Mapeamento de Processos de Trabalho: Os desafios da Receita Federal do Brasil e de sua carreira específica

A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita disponibilizou na área restrita do site o trabalho realizado por Analistas-Tributários como contribuição para a abertura do diálogo entre a Administração da Receita Federal do Brasil e a categoria. Esse documento foi elaborado, a partir de sugestões apresentadas por Analistas-Tributários de todo o País e compilado pelo Grupo de Estudo do Mapeamento, que se reuniu em Belo Horizonte/MG entre os dias 19 a 21 de maio. Os arquivos foram disponibilizados na seguinte sequência - Mapeamento dos Processos de Trabalho e Atribuições na Receita Federal do Brasil - Contribuição dos Analistas-Tributários ao Mapeamento de Processos de Trabalho da RFB – Maio de 2015 Link área restrita (Clique aqui).

A Diretoria Executiva Nacional, o Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) e o Comando de Mobilização Nacional (CMN) recomendam a todos os delegados sindicais e Analistas-Tributários, que neste dia 27, promovam uma análise conjunta dos documentos produzidos. O objetivo é aproveitar o dia de paralisação nacional para apresentar a categoria o trabalho realizado pelo Grupo de Estudo do Mapeamento e que vai subsidiar as ações do Sindireceita na luta pelo reconhecimento das atribuições do Analista-Tributário.

O mesmo material será entregue aos administradores da RFB nesta quarta-feira, dia 27, em duas reuniões, sendo uma sobre aduana e outra sobre tributos internos. Graças ao grande número de contribuições foi possível fazer uma análise que definirá com exatidão quais são as atividades realizadas hoje pelo Analista-Tributário. Esse primeiro trabalho será apresentado antes da divulgação da primeira parte do mapeamento de processos da Receita Federal e, futuramente, servirá de base para discutir o tema após todo o mapeamento estar disponível para os Analistas-Tributários, previsto para 30 de junho.

O Sindireceita estará presente em todas as etapas do processo de mapeamento da Receita Federal de forma ativa, dando sugestões sempre que necessário para garantir que as atribuições do Analista-Tributário sejam definidas da melhor forma possível.

A Diretoria Executiva Nacional reforça que, caso o resultado final do Mapeamento não contemple a categoria, o trabalho que já é realizado em defesa das atribuições no Congresso Nacional e junto a setores do Poder Executivo será reforçado ainda mais. Nossa luta é pelo reconhecimento e valorização do Analista-Tributário e pela definição em Lei das atribuições da categoria.