LXIX CNRE debate reforma da Previdência

Na tarde dessa terça-feira, dia 4 de abril, durante os trabalhos da LXIX Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindireceita, delegados sindicais, conselheiros e observadores debateram os rumos dos trabalhos da categoria em torno da reforma da Previdência.

Na oportunidade, o presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas, reforçou que o Sindicato tem participado ativamente dos debates sobre o assunto e das audiências públicas realizadas no Congresso Nacional. Ele ressaltou que as ameaças contidas na PEC 287/2016, que desfigura o sistema da previdência social, dificultando o acesso à aposentadoria e demais benefícios à população, poderá ser o norte inicial dos trabalhos da categoria. “Cometeremos um equívoco se não participarmos dessas discussões sobre a reforma da Previdência. A essência dos nossos debates deverá ser contra a própria premissa da reforma, que está equivocada e é um retrocesso. Por isso, diante do cenário, é necessário que nos aprofundemos nas discussões com a definição clara sobre as nossas mobilizações”, cobrou.

Seixas esclareceu ainda que a Diretoria Executiva Nacional (DEN) retardou a consulta às bases, a respeito dos rumos das mobilizações sobre a reforma da Previdência, para que uma proposta efetiva e transparente fosse criada nas discussões da Reunião Ordinária do Conselho. Tal proposta, garantiu Seixas, será levada posteriormente à Assembleia Geral Nacional Unificada (AGNU), para que toda categoria possa debater as alternativas apresentadas e referendar as decisões e ações que serão tomadas.

Para o diretor de Assuntos Previdenciários do Sindireceita, Sérgio de Castro, é necessária a manifestação de todos ao texto da proposta de reforma da Previdência, tendo em vista que ele está fundamentado em premissas equivocadas. Ele explicou que o Sindireceita aderiu a essa luta com o objetivo de participar da construção de alternativas que venham a melhorar o sistema de Seguridade Social e ampliar a sua abrangência, impedindo o retrocesso. “Sabíamos que a reforma viria e estamos acompanhando os debates desde o início. Chegou a hora de promovermos nas bases o debate e o esclarecimento das causas verdadeiras do desequilíbrio orçamentário e de lutar para que o texto final preserve não somente os direitos adquiridos, mas as expectativas consolidadas de direitos sem impor sobrecargas nem diferenciações que impliquem injustiças irreparáveis aos servidores”, enfatizou.

O diretor de Comunicação do Sindireceita, Odair Ambrosio, esclareceu que, até o final dos trabalhos desta Reunião Ordinária, uma proposta de indicativos para a AGNU, sobre as ações e mobilizações contra a reforma da Previdência, será encaminhada à Mesa do CNRE para votação. “A DEN encaminhará uma proposta para aprovação desta plenária que levará em consideração os debates aqui realizados”, garantiu.