Sindireceita disponibiliza apresentação sobre as atividades do Mapeamento de Processos de Trabalho

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita informa que está disponível, na área restrita do site, a apresentação sobre a modelagem da situação atual e análise de atribuições do Mapeamento de Processos de Trabalho, realizada na 69ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) pelos diretores Alexandre Magno Cruz Pereira, de Defesa Profissional, e Moisés Hoyos, de Assuntos Aduaneiros, integrantes do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) Nacional do Sindireceita.

Veja aqui o material da apresentação.

Na ocasião, os diretores explanaram sobre as demandas que são acompanhadas e desenvolvidos pela Diretoria Executiva Nacional (DEN) durante as fases do Mapeamento. O diretor Alexandre Magno Cruz Pereira disse que o andamento do Mapeamento de Processos de Trabalho foi interrompido pela Receita Federal durante a tramitação do PL 5.864/2016. Ele explicou que, apesar do resultado preliminar, disponível no sistema ARIS e na Intranet da Receita Federal, os trabalhos ainda não foram finalizados por aguardar o desfecho do PL. Magno lembrou que a Diretoria Executiva Nacional veio, desde o início do processo, participando das reuniões com a administração da RFB para que fossem feitas as correções necessárias nas atividades que não estivessem em conformidade com a Lei. Ele garantiu que essa atuação continua com a cobrança de celeridade do retorno dos trabalhos.

Magno fez uma retrospectiva do trabalho realizado até o momento e do início desse processo dentro da Receita Federal, para que fosse nivelada as informações. Ele explicou que o Mapeamento de Processos de Trabalho passou por três fases, mas que muitas delas não se encerraram, pois podem, a todo momento, sofrer revisões. A primeira fase, de acordo com o diretor, foi realizada uma definição ao fluxo do processo de trabalho, determinando o começo e o fim de cada processo; na segunda fase foi elaborada uma análise das atribuições para cada fluxo do processo de trabalho, que consiste na aferição da compatibilidade das atividades desenvolvidas e na análise do conjunto de atribuições. Já na terceira fase, afirmou Magno, foi realizado um diagnóstico de atribuições, quando se podia observar, por meio da portaria 554, a previsão dos ajustes necessários para a realocação imediata de servidores.

O diretor de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita, Moisés Hoyos, ressaltou que existe uma quarta fase nas etapas constante no Mapeamento, que diz respeito a análise de portarias e de ordens de serviços, levando em consideração o que o próprio Mapeamento determina. Ele explicou que o apontamento de falhas no processo, por parte da categoria, seria um apoio ao trabalho realizado pelo Sindicato.