POR QUE FUNDAR A CENTRAL ÚNICA DOS SERVIDORES PÚBLICOS

Historicamente, desde a fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em 28 de agosto de 1983, a representatividade dos servidores públicos sempre foi tímida. Se aprofundarmos este levantamento, constataremos que a CUT, em todo este período, nunca dedicou o empenho necessário às questões do funcionalismo.

A CUT vive uma simbiose com o governo. A Central não discorda da lógica da reforma de privatização do sistema previdenciário, que tem objetivo mercantil (a lógica do lucro). Questionamos: quem disse que os fundos de pensão são bem administrados? As experiências dos modelos do Chile e da Argentina levaram estes países ao colapso econômico. O futuro dos fundos de pensão, públicos ou privados, é incerto em todo o mundo. Fundo de Pensão rima com corrupção. Esta é a conclusão extraída em todos os seminários sobre a reforma da previdência promovidos pelo Sindtten. Além de ser caro, os fundos de pensão transferem renda dos trabalhadores e do Estado para um fundo financeiro, que tem, entre outros, um altíssimo custo administrativo. Engana-se o presidente Lula, em querer gerar recursos e poupança com os fundos de pensão. Acreditamos que ele está lendo o texto errado.

Não podemos ficar inertes assistindo com perplexidade, a retomada da premissa das reformas neoliberais. O que vem sendo posto pelo atual governo nos induz pensar que o Estado brasileiro se tornou inimigo do cidadão. Mas é o Estado que se realiza através dos servidores. O que estão querendo é acabar com o respeito aos servidores públicos.

Outra razão para fundarmos a Central Única dos Servidores Públicos está embutida na proposta de reforma Trabalhista do governo Lula, que quer dar representatividade somente às Centrais Sindicais.

Dessa forma torna-se inexorável na atual conjuntura fundar uma Central específica, forte e apartidária, para congregar a massa dos servidores públicos federais, estaduais e municipais. Chegou a hora de dar voz aos servidores públicos que são os reais agentes de formação de políticas públicas.

A partir desta edição estaremos debatendo amplamente a questão nos boletins do TRF.

A criação da Central Única dos Servidores Públicos já está repercutindo na mídia. Confira aqui as entrevistas do presidente da DEN, Reynaldo Puggi, veiculadas nos jornais