Até o Ministro do STF indicado por Lula critica Reforma da Previdência

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

Nesta quarta-feira, o relator da reforma da Previdência, deputado José Pimentel (PT-CE), adiantou aos representantes das entidades sindicais, da qual participou o presidente do Sindtten, Reynaldo Velasco Puggi, haver incluído a paridade, no texto final do seu relatório, que será apresentado nesta quinta-feira (17).

Mas o ministro José Dirceu, da Casa Civil, teria confidenciado a um governador, na noite desta terça-feira, que ?a integralidade é boa para todos, mas a paridade não?. Ainda de acordo com José Dirceu, ?A paridade engessa a política de recursos humanos do governo?. Na entrevista coletiva, desta quarta-feira, Dirceu disse que o governo ainda não fechou questão sobre o assunto.

Já o ministro Ricardo Berzoini, da Previdência, disse que ?a paridade é um assunto a ser afinado com os governadores?. Mas questionado se o governo pretende descartar a idéia da paridade, Berzoini fugiu insistentemente da pergunta. ?Mas eu volto a insistir?, disse Berzoini, ?a palavra final sobre a reforma da Previdência é do presidente Lula?, concluiu.

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

A participação do Sindtten foi conduzida pelo vice-presidente Jether Abrantes de Lacerda, diretor financeiro Paulo Antenor de Oliveira e o secretário geral Irivaldo Peixoto.

À tarde o grupo de coordenação provisório da CSP e as lideranças de diversas centrais se reuniram no plenário 7 das comissões da Câmara dos Deputados, para discutir os próximos passos da entidade na defesa dos direitos dos servidores públicos. A proposta principal é estabelecer um cronograma de mobilização e paralisação para as próximas semanas, quando o texto que está em discussão na Comissão Especial, deverá ser votado.

As lideranças decidiram que a entidade terá como nome definitivo Central do Servidor Publico, e aprovaram a logomarca a ser adotada oficialmente, composta pelas letras iniciais de cada palavra do nome CSP, escritas em um único traço.

As lideranças das entidades que compõem a Central estarão recebendo hoje (quarta-feira), cópias do estatuto da nova Central para análise e apresentação de sugestões. Na próxima segunda-feira (21/07), as sugestões serão entregues à coordenação provisória da central para a discussão e fechamento do texto final e posterior aprovação.

No início da noite as lideranças da CSP se reuniram com diversos parlamentares que não concordam com a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo ao Congresso. Entre os parlamentares presentes estavam Walter Pinheiro (PT-BA), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Pauderney Avelino (PFL-AM), Luiza Erundina (PSB-SP), Luiz Antônio Fleury (PTB-SP), Dr. Rosinha (PT-PR).

A grande preocupação apresentada pelos parlamentares é que as entidades de servidores públicos aumentem a pressão sobre os parlamentares, em Brasília, com presença maciça dentro do Congresso, e principalmente nos estados, junto às bases eleitorais de cada parlamentar. Na avaliação dos parlamentares, essa pressão será fundamental para que o governo comece a realizar uma negociação concreta com os servidores. Segundo eles, até o momento, o governo fez apenas um monólogo, usando todas as armas disponíveis para manter o texto dentro de seus interesses.

O deputado Pauderney Avelino (PFL-AM) disse aos servidores que pretende apresentar um requerimento à Comissão Especial, pedindo que seja votado o projeto substitutivo global apresentado pelo Movimento em Defesa da Previdência, antes da votação do texto do governo. No entanto, a votação deste texto é uma possibilidade remota.

Amanhã (quinta-feira) o relator do projeto, o deputado José Pimentel (PT-CE), deverá apresentar seu parecer a comissão, iniciando o período de discussão. A votação do texto na comissão deve acontecer no máximo dentro de duas semanas.

São Paulo/SP - Sindtten, FNDPF, Sindifisp-SP e Unafisco-SP, desenvolveram uma Carta Conjunta que foi distribuída, pelos Correios, aos deputados e senadores. Confira aqui

Joaçaba/SC - O delegado sindical Luís Fernando F. Costa comunica que na Jurisdição da DS Joaçaba, as atividades estão paralisadas, dias 15, 16 e 17 de julho, em conjunto com as demais Categorias da SRF. A DS Joaçaba, em conjunto com a Unafisco Sindical, está esclarecendo a população sobre a reforma da Previdência através de sete rádios AM e FM das cidades de Guaraciaba, Chapecó, Lages e Joaçaba, abrangendo mais de 200 municípios do oeste de SC, nordeste do RS e sudoeste do PR. Para cada uma das rádios estão sendo exibidos dois Spots diários de 30 segundos em horários de maior audiência, durante um período de 30 dias.

Ponta Grossa/PR ? O secretário de comunicações Flávio Hissao Miyasaki informa que as atividades na DRF continuam paralisadas. Cerca de 90% dos servidores aderiram ao movimento desta semana. Não há atendimento na CAC. Os servidores fizeram distribuição de panfletos na entrada da Delegacia. A imprensa local tem colaborado no sentido de informar à população quanto ao não atendimento e o motivo da paralisação.

O Delegado-substituto, em cumprimento de ordem superior, enviou a SRH/PR o percentual de grevistas e de servidores que não aderiram à paralisação. Nesta quarta e quinta-feira o movimento vai continuar com panfletagem e contato com outros órgãos que estejam paralisados na cidade.

Rondônia - Em todo o Estado realizou-se paralisações e protestos nos dias 15 e 16 de julho como determinado pela AGNU, com a participação de todos os servidores da Receita Federal, coordenados pelo delegado sindical substituto de Porto Velho, Ronaldo Castro Bezerra. A manifestação teve destaque na imprensa local.

Florianópolis/SC ? A DRF está de portas fechadas nesta terça e quarta-feira. Os colegas, Técnicos e Auditores, permaneceram à porta orientando os contribuintes sobre a paralisação. Na tarde de ontem, houve um arrastão de vários servidores federais. Eles passaram por vários órgãos públicos e depois seguiram para a praça Pereira Oliveira em frente ao INSS onde foi realizado um ato público. No local, um bolo que simbolizava a Previdência foi repartido de forma igual para todos.

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

Porto Alegre/RS - Na parte da manhã os Técnicos, juntamente com os Auditores, PCC e outros servidores públicos, realizaram passeata no centro da cidade onde participaram de um ato público. No ato público foi inaugurado painel onde serão publicadas fotos dos parlamentares que votam a favor do desmonte do Serviço Público e contra o funcionalismo Público. À tarde, os colegas participaram da palestra proferida pelo deputado federal Júlio Redecker (PSDB) sobre a reforma da Previdência. Durante a palestra o deputado estadual Raul Pont (PT) também realizou uma breve exposição sobre à reforma.