Palocci anuncia programa para empresários investirem

A afirmação é de Rogério Santanna, Secretário-Executivo do Comitê Executivo do Governo Eletrônico. Dos 18,8 milhões de brasileiros que declararam imposto de renda neste ano, 97% utilizaram a Internet para enviar as informações à Receita Federal. Além de ser mais rápida e prática do que a utilização de formulários de papel ou declarações por telefone, a Internet oferece outra vantagem: os contribuintes que utilizam a rede são os primeiros a receber a restituição.

Quando foi criada a declaração via Internet, em 1991, apenas 3,3% dos contribuintes utilizaram o meio eletrônico. A evolução foi rápida. Em 1998, 70% dos contribuintes fizeram a declaração pela rede. Em 2004, apenas 3% das declarações foram feitas por meio do formulário de papel.

A declaração do imposto de renda pela Internet é um exemplo das iniciativas que vêm sendo tomadas para aumentar o acesso da população aos diversos setores do governo por meio da rede mundial de computadores.

Técnicos da Receita Federal já foram responsáveis pelo recebimento de diversos prêmios, inclusive internacionais, pela atuação na área de Tecnologia da Informação, colaborando para o sucesso da Receita Federal e o reconhecimento público. Parabéns!

O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, anunciou a criação do programa Invista Já: o valor pago em Imposto de Renda, Cofins e PIS será devolvido antecipadamente aos empresários. Com isso, o governo perderá cerca de R$ 1,2 bilhão, mas espera que esse dinheiro se transforme em investimentos.

?O governo federal arcará com todas as perdas, mas em troca, queremos um maior investimento dos empresários?, afirmou Palocci. O anúncio foi feito após reunião, no Palácio do Planalto, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e empresários.

Quartéis das Forças Armadas receberão doações para população do Haiti

A partir de hoje, todos os quartéis das Forças Armadas de Belo Horizonte, Distrito Federal, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo receberão doações de roupas leves, calçados e alimentos não perecíveis, que não exijam preparação com água potável, para serem enviadas ao povo haitiano.

A sugestão para quem doar alimentos, a preferência são biscoitos, barras de cereais, chocolates, leite longa vida, doces em pasta, rapadura e enlatados em geral. Um avião Hércules C130, da Força Aérea Brasileira, que já está de prontidão no Rio de Janeiro, vai transportar as doações ao Haiti. O avião partirá assim que a carga estiver completa. A aeronave poderá, se necessário, fazer várias viagens.