Sindireceita  promove Seminário Nacional "O Equilíbrio na Relação Fisco-Contribuinte"

O Sindireceita promove, nos dias 06 e 07 de abril, o seminário "O Equilíbrio na Relação Fisco-Contribuinte". O Seminário será realizado no Salão Nobre do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), localizado na Av. Paulista, 1.313, 15° andar, São Paulo, e conta com o apoio da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas ) e do Ciesp.

Com o slogan "Defender o contribuinte: uma questão de cidadania", o evento tem como objetivo coletar e disseminar informações sobre o quadro atual das relações fisco-contribuinte, promover e estimular o debate sobre a proteção e a defesa ao contribuinte com setores da sociedade civil organizada, expor, analisar e debater propostas concretas para a elaboração de um código de direitos e deveres do contribuinte em âmbito nacional, especificamente sobre o Projeto de Lei Complementar n° 646/1999, do Senado Federal, de autoria do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC).

A palestra de abertura do seminário será proferida pelo advogado tributarista e professor Ives Gandra da Silva Martins. Entre os convidados, sujeitos a confirmação, estão, além do presidente da Fenacon, Carlos José de Lima Castro, e do Ciesp, Cláudio Vaz, o presidente da  Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, o Procurador-Geral da Fazenda Nacional, Manoel Felipe Rêgo Brandão, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Celso Luiz Limongi, os senadores Ramez Tebet (PMDB-MS), Aloízio Mercadante (PT-SP), Jorge Bornhausen (PFL-SC) e o presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

As inscrições estão sujeitas a confirmação e devem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações no link www.sindireceita.org.br/seminarioeq

Representantes da DEN vão se reunir com aposentados de Salvador/BA

Na próxima quinta-feira (06), às 14h00, representantes da DEN estarão em Salvador para uma assembléia local com Técnicos aposentados e pensionistas. O encontro será realizado no Auditório da ASSEFAZ, localizado na Avenida Estados Unidos, nº 528, Ed. Joaquim Barreto de Araújo, 8º Andar, Comércio, na capital baiana. Participarão da assembléia o diretor de Assuntos Parlamentares, Rodrigo Thompson, o diretor para Aposentados, Hélio Bernades e o Delegado Sindical, Agnelo Emanuel Régis dos Santos. Durante a assembléia serão tratados os seguintes temas: análise de conjuntura, PLC 020/2006 (Super-Receita), campanha salarial 2006, paridade da GIFA e Assefaz, além de outros temas.

Sindireceita participa do Movimento ?De Olho no Imposto? Transparência fiscal! Essa é a tônica

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

A luta é pela transparência fiscal, sendo que o objetivo do Movimento é colher 1,5 milhão de assinaturas em apoio a um projeto de lei, visando à regulamentação do parágrafo 5.° do artigo 150 da Constituição Federal, para que, nas notas fiscais, seja discriminado o montante dos impostos pagos pelo consumidor. A partir da edição dessa lei, espera-se que a população possa conscientizar-se sobre a carga tributária que ela suporta. ?Com isso, põe-se fim à fantasia que pobre não paga imposto no Brasil. Todos, indistintamente, pagam, e muito, sem que isso reverta em benefício da sociedade?, diz o presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos.

Estarão presentes no lançamento do Movimento diversas autoridades, inclusive o idealizador do Movimento, Afif Domingos, que, também, confirmou presença no Seminário do Sindireceita que tratará do equilíbrio na relação fisco-contribuinte, a ser realizado nos dias 6 e 7 (quinta e sexta-feira da semana que vem), em São Paulo.

O diretor de Defesa Profissional e Estudos Técnicos, Alcione Policarpo, e o presidente do Conselho Estadual (CEDS-PR) do SINDIRECEITA, João Caputo, nestes últimos dias, junto com dirigentes de outras entidades, participaram das reuniões preparatórias para o lançamento regional do Movimento ?De Olho no Imposto?.

A DEN convoca os TRFs do Paraná e de Santa Catarina, principalmente as lideranças locais, para participarem do lançamento desse Movimento que, sem dúvida, vai ao encontro das campanhas que o SINDIRECEITA têm apresentado à sociedade, como a do ?Pirata: Tô Fora. Só uso Original? e ?Defender o Contribuinte: Uma questão de Cidadania?, que demonstram o compromisso dos profissionais técnicos da Receita Federal com o país.

Local e horário do lançamento do Movimento:

Auditório da nova sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná - Rua XV de Novembro nº 2987, Alto da Rua XV - Curitiba, às 10 horas. Ingresso (não obrigatório): um quilo de alimento não perecível.

Mais informações sobre o Movimento ?De Olho no Imposto?: www.deolhonoimposto.org.br

www.paranadeolhonoimposto.org.br/

Veja aqui a programação

Mosap promove encontro na Bahia

No próximo dia 07, o Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap), realiza em Salvador/BA, mais um encontro de aposentados e pensionistas. O evento terá início às 9h00, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Bahia.

Técnicos da Receita Federal

ministram palestras

Na última quarta-feira (22), no auditório principal do campus da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), mais de duzentos universitários do curso de graduação de Ciências Contábeis assistiram à palestra proferida pelo Técnico da Receita Federal Antonio Jordão da Silva, lotado na DRF-Curitiba. Na palestra, o colega TRF ressaltou as vantagens da Certificação Digital e as principais alterações na legislação do Imposto de Renda Pessoa Física e no Programa Gerador da Declaração do IRPF.

O evento contou com a participação de professores do curso de Ciências Contábeis e do diretor da Universidade, professor Cláudio Nogas. Na oportunidade, o delegado da Receita Federal em Curitiba, Vergílio Concetta, destacou a importância do trabalho voluntário de orientação sobre a DIRPF, oferecido nesta época do ano pelos universitários e professores da UTP aos contribuintes. Na verdade, isso é fruto de parcerias estratégicas entre a Receita Federal e instituições de ensino a partir da atuação fundamental dos TRF.

Recentemente, o outro colega TRF, Paulo Sérgio Buffon, que trabalha na Receita Federal em Linhares/ES, foi destaque no ?Informe-se!? pela sua brilhante atuação na realização de palestras, nos últimos três anos, sobre a estrutura organizacional da Receita Federal e as principais novidades do IRPF para os alunos do Curso de Contabilidade da Unilinhares/ES.

Iniciativas dessa natureza são freqüentes entre os profissionais Técnicos da Receita Federal, que prestam relevantes serviços à sociedade visando à verdadeira integração do Fisco com os contribuintes.

Nova composição da DS Recife/PE