Da visita efetuada pôde-se tirar as seguintes constatações:

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

Nos dias 15 e 16 o presidente do Sindireceita, Paulo Antenor, acompanhado da delegada sindical de Mato Grosso do Sul e do diretor-adjunto de Finanças e Administração da DEN, visitaram alguns pontos de fronteira entre Brasil e Paraguai, em Ponta Porã, Mundo Novo (Posto Leão da Fronteira) e Guaíra-PR, além da DRF/Dourados, onde participaram da cerimônia de entrega de terreno destinado à construção de futura sede para aquela unidade.

Carência de Pessoal - De uma forma geral, todas as unidades trabalham com efetivo bem abaixo do necessário. No período da visita, a SRF efetuava operação especial naquela área, denominada Leão Dourado. Com isto, vários Técnicos foram afastados de suas unidades de origem, o que fez com que as unidades ficassem praticamente abandonadas. Para que a operação ocorresse, a fiscalização em determinadas áreas teve que ser deixada de lado. Apoiamos ações deste tipo, mas sem pessoal suficiente para manter as demais operações normalmente, continuaremos "despindo um santo para cobrir outro".

Condições de Trabalho - Diárias que não pagam sequer a hospedagem e ausência de adicional para localidade de difícil acesso são alguns pontos que já foram abordados em outras ocasiões. Pôde-se perceber, na prática, o prejuízo que isto vem trazendo para os colegas e a SRF. Está na hora da Receita Federal encarar este problema de frente, juntamente com os servidores, para dar melhores condições de trabalho a todos.

Condições de Segurança - Nosso colegas ainda têm que conviver com um péssimo clima de insegurança. Na operação Leão Dourado, a única categoria que não portava arma era a dos Técnicos da Receita Federal. No Posto de Mundo Novo, pôde-se constatar que aquele ponto de fronteira não está preparado com as mínimas condições necessárias para impedir a passagem de um carro em alta velocidade. Uma reforma geral naquela unidade é imprescindível.