Nº 077 de 25 de abril de 2006:  Editorial

Em certa ocasião, Julio César, imperador romano, estava a aguardar um forte exército adversário para a batalha e percebia seus guerreiros amedrontados com a aproximação do inimigo. Resolveu, então, reunir a tropa e dizer-lhes: "Sabeis que, dentro de breves dias, o rei estará diante de vós com dez legiões, trinta mil cavaleiros, cem mil homens armados na infantaria e trezentos elefantes. Cessai, pois, alguns dentre vós, de formular perguntas e de acreditar em algo mais. Deveis confiar em mim, que sei como agir".

Sabemos que a categoria encontra-se ansiosa por definições sobre a questão remuneratória e sobre os destinos da Super-Receita, da mesma forma que os guerreiros de Julio César antes da batalha. Temerosos com a expectativa do por vir, criam-se buchichos, plantam-se boatos, surgem, de uma hora para outra, caçadores de presságios, procurando nas nuvens algum algúrio que lhe sinalize o futuro. Esse estado de ansiedade, se não for controlado, pode fazer com que percamos o comando do nosso destino é entreguemo-nos aos pensamentos derrotistas ou nos lancemos em aventuras que não têm nenhuma coerência com os fatos da realidade concreta.

Garantias de vitória ou de avanços nunca se têm. O que existe é o fazer contínuo e determinado dos caminhos que nos levarão a essas vitórias e avanços. Para isso é fundamental não pensar no fim, mas se concentrar nos meios. Os meios são os trabalhos incessantes para a consecução do nosso objetivo, que é seguir a trilha das decisões tomadas em nossos fóruns de decisão, sem esquecê-las e nem perder a perspectiva histórica em que se baseiam. São essas decisões que norteiam e dirigem nossas ações. Nós não as esquecemos. E àqueles que, por alguma razão, perderam o rumo pedimos que sigam a paráfrase do conselho de César: Deveis confiar em mim, que lembro das decisões e sei como agir.

Paulo Antenor participa de reunião sobre reajuste salarial

Na última quinta-feira (20), o presidente do Sindireceita, Paulo Antenor de Oliveira, participou de reunião sobre a Campanha Salarial na sede da Associação dos Auditores Fiscais da Previdência Social (Anfip). Na ocasião foi elaborado um manifesto que registra a preocupação dos participantes que reivindicam um reajuste salarial justo para os servidores. Amanhã (26), uma nova reunião será realizada na sede da Anfip em Brasília.

Veja aqui o manifesto

I Encontro Regional do TRF Aposentado ? Região Sul

A diretoria de Aposentados e Pensionistas da DEN promove nos dias 05 e 06 de maio, no Centro de Lazer da Assefaz, em Florianópolis/SC, o ?I Encontro Regional dos Técnicos da Receita Federal Aposentados ? Região Sul?. O objetivo do encontro é promover a interação entre a DEN e os TRF aposentados no debate das questões de interesse da categoria e que afligem esses colegas. Segundo Hélio Bernades, diretor de Aposentados e Pensionistas, ?este é o primeiro encontro dos aposentados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além de confraternizar teremos uma pauta de debates ampla. Vamos ter a oportunidade de debater a atual conjuntura e as ações judiciais, além das palestras com especialistas da melhor idade?. Bernades também adianta que o cronograma dos demais encontros, do sudeste, centro-oeste, norte e nordeste está sendo elaborado e em breve será divulgado.

Quanto ao ?Encontro da Região Sul? ressaltamos que o folder, com todas as informações e a ficha de inscrição, já foi enviado por mala direta para a residência dos TRF aposentados. O prazo para confirmação no evento vai até o dia 2 de maio (terça-feira) e poderá ser feito junto ao delegado sindical de cada região, ou na diretoria de Comunicação pelo telefone (061) 3962-2297.

Veja aqui a programação 

Assembléia local

O delegado da DS Salvador convida a todos os filiados a comparecerem à Assembléia Local amanhã, às14h. O encontro será na sala do Ministério da Fazenda, no 2º andar. A reunião terá a presença do diretor jurídico da DS Salvador, Manoel Nicolau.

Sete MP's trancam a pauta da Câmara

A Câmara dos Deputados começa a semana com a pauta trancada. Mais três medidas provisórias (284/06, 285/06 e 286/06) passaram a trancar a pauta do Plenário desde ontem. Com isso passa para sete o número de medidas que emperram as votações.

Os primeiros itens a serem analisados serão as MPs que já estavam trancando a pauta do plenário como o projeto de lei de conversão do Senado à Medida Provisória 275/05. Sexta-feira (28) é o último dia de vigência da MP e, se não for votada até essa data, perderá a validade. Ela cria 11 faixas e alíquotas do Simples para adequar a lei de criação desse regime (Lei 9317/96) ao aumento dos limites de enquadramento das empresas, ocorrido ano passado.

Prazo para declaração do IR termina sexta-feira

Até sexta-feira (28) mais de nove milhões de contribuintes terão que fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2006 (ano-base 2005). Já entregaram a declaração 12,7 milhões de pessoas. Esse número corresponde a 60% do que o fisco espera receber neste ano: 22 milhões de declarações. Na última quinta-feira (20), a Receita registrou 606 mil declarações. Nos três dias de feriado e final de semana, 1,2 milhão de contribuintes entregaram o documento.

Frase do dia

?As dificuldades devem ser usadas para crescer,

não para desencorajar.

O espírito humano cresce mais forte no conflito?.

William Ellery Channing