Veja aqui a IN nº 907. : Impostos são a sexta maior preocupação mundial, diz estudo

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem (13), a Instrução Normativa n° 907, da Receita Federal do Brasil (RFB), que dispõe acerca do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF).

O pagamento de impostos está entre as principais preocupações da população mundial, revelou pesquisa realizada pela Ipsos Public Affairs. De acordo com os dados, coletados com 22 mil pessoas em 22 países, 16% dos entrevistados apontaram o item como uma das principais preocupações globais, o que o colocou na sexta posição do ranking.

Em primeiro lugar está o desemprego, com 41% das respostas, seguido de pobreza/desigualdades sociais e crimes/violência, ambos com 35%. Ainda à frente dos impostos, estão a corrupção e os escândalos políticos e financeiros (31%), os cuidados com a saúde (21%), educação e decadência moral (ambos com 18%).

O levantamento foi realizado em novembro do ano passado. Os seguintes países foram incluídos: EUA, Canadá, Brasil, México, Argentina, Coréia do Sul, China, Japão, Rússia, Índia, República Checa, Polônia, Turquia, Suécia, Holanda, Bélgica, Alemanha, França, Itália, Espanha e Grã-Bretanha. Eles respondem por 75% do PIB (Produto Interno Bruto) global. (Fonte: InfoMoney)

Governo anunciará medidas para garantir emprego e consumo, diz ministro

O ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) confirmou nesta terça-feira (13) que nos próximos dias a equipe econômica vai anunciar medidas que visam garantir a manutenção de empregos e estimular o consumo no País. A decisão foi reiterada ontem durante a reunião de coordenação realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na presença do vice-presidente, José Alencar, e ministros.

Múcio não adiantou quais setores serão atendidos pelas medidas, mas destacou que Lula tem conversado diretamente com empresários de várias áreas para ouvir opiniões e apelos. Segundo Múcio, algumas medidas serão anunciadas já na próxima semana pelos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Planejamento). (Informações da Folha de SP).

Análise de Conjuntura: Crise Econômica

"Nós precisamos garantir empregos, salário e renda. Esses são três componentes extraordinários para que a economia brasileira continue a crescer e o povo não seja vítima de uma crise que não foi causada pelo Brasil", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de ter dito no ano passado que a crise mundial provocaria apenas uma "marolinha" no Brasil, Lula, admitiu no seu programa semanal de rádio que o País começa o ano com "um trimestre preocupante".