Editorial

Já é público e notório o reconhecimento da capacidade e da qualificação do servidor técnico da Receita Federal. Mas infelizmente existem exceções, e são justamente esses que, por pobreza de espírito, podem lançar a todos na pobreza material ou difamando-nos. A grande maioria dos administradores e demais servidores da Receita Federal têm plena consciência de que essa realidade é fato incontestável.

Há anos, denunciamos a necessidade de que, a bem do fortalecimento do órgão e da observância da sua missão, fossem reparadas as iniqüidades que nos atingem. Dentre elas estão a relação remuneratória aviltante entre técnico e fiscal, a política de seleção de chefias que pretere a experiência e o conhecimento em função do cargo, o assédio moral do fazer sem ser reconhecido, nem de fato, nem de direito.

Todo esse estado de injustiça que se contrapõe ao bom senso e a dignidade humana tem sido mantido por um discurso, literalmente ideológico (inversor da realidade), propugnado pela entidade representante da casta dominante e encampado por uma administração não merecedora desse nome.

Neste momento em que a Receita Federal recebe os prováveis novos Técnicos aprovados no último concurso, ratifica-se, mais uma vez, a qualidade da mão-de-obra que a instituição investe para selecionar e treinar, mas nada faz para manter. Como podemos chamar de administradores as pessoas que não se empenham, de maneira alguma, para manter nos seus quadros profissionais desse quilate? Que compromisso esses "administradores" demonstram com o futuro da nossa casa, se prestam a atender interesses corporativos vesgos em detrimento da busca da prestação de um serviço de excelência, enquanto administração tributária federal?

O lado bom dessa moeda é que o Sindireceita capitaliza, em seus quadros, agentes que além da competência técnica aprendem a fazer aquilo que a administração e o séqüito casticista não fazem: defender a Receita Federal pela propositura da sua modernização. Queremos uma instituição que respeite e seja respeitada, que valorize o seu quadro funcional, pois é através dele, que ela será valorizada pela sociedade e que foque as suas ações no contribuinte, porque é ele que dá sentido a nossa missão.

Poderíamos estar remando no mesmo sentido essa barca que é a Receita Federal. Conduzindo-a no rumo do fortalecimento pela solução de grande parte de suas contradições. Mas as vaidades que têm embarcado e comandado a nossa nave têm feito com que, cada vez mais, ela pareça com a aquela que nunca levará ninguém a um porto seguro: a barca do inferno.

Salário de Técnico não é mais atrativo para o mercado

De acordo com o relato que chegou até a direção do Sindireceita, vários dos novos integrantes deixaram claro que pretendem "ficar" na Receita Federal o menor tempo possível. Com isso, algumas unidades da Receita Federal sofrerão impacto no quantitativo inicialmente previsto de Técnicos que receberiam. O quadro atual indica que algumas delegacias podem não receber qualquer reforço ou receber menos do que o planejado. O momento é propício para que todos na Secretaria da Receita Federal reflitam a respeito, pois o problema não é de uma categoria, mas principalmente da própria instituição que sofre com a política equivocada na área de pessoal.

A relação remuneratória na Carreira de Auditoria tem que ser revista, pois o salário do Técnico não é mais considerado atraente pelo mercado. Pessoas qualificadas estão prestando concurso e desistindo de assumir.

Entidades realizam ação conjunta pedindo aprovação da Super-Receita

Desde o início da semana, parlamentares estão recebendo uma carta elaborada por representantes do Sindireceita, ANFIP, Fenafisp, Anpaf, Sinait e Sindsarf. No documento as entidades que reúnem mais de 50 mil servidores pedem a aprovação do mérito do Projeto de Lei nº 20/2006, que cria a Receita Federal do Brasil.

Veja aqui a carta

Manifesto público em MG

Delegacias Sindicais de Minas Gerais fazem, nesta sexta-feira (05/05), um ato público. Durante o manifesto será distribuído o panfleto "Receita Federal do Brasil. A oportunidade de mudança". O objetivo é informar o contribuinte sobre as propostas que os Técnicos da Receita Federal defendem como o equilíbrio na relação entre fisco e contribuinte, aumento do quadro de pessoal, remuneração justa para a categoria, dentre outros assuntos.

Veja aqui a nota completa

A Importância da Gestão Administrativa na Receita Federal

A Constituição Federal determina entre seus princípios que a administração pública deve ser impessoal e buscar a eficiência e a eficácia em seus atos. A Receita Federal é uma Instituição de estado extremamente importante para a sociedade. O órgão tem como objetivo principal a obrigação de fiscalizar e arrecadar todos os tributos federais, fiscalizar e controlar toda atividade aduaneira.

Quanto mais eficiente e eficaz for a administração melhor será para sociedade, pois além de proporcionar um atendimento melhor pode permitir uma arrecadação mais justa e auxiliar no desenvolvimento econômico da nação. Proporcionando inclusive até uma menor cobrança ao cidadão.

O texto acima é um fragmento do artigo produzido pelo TRF da Alfândega do Porto de Salvador, Alex Sardenberg Gomes, que pode ser lido na sessão de Artigos do site do Sindireceita.

Veja aqui o texto completo.

Receita Federal apreende contrabando no PR e SC

Cerca de R$ 200 mil em mercadorias falsificadas e contrabandeadas foram apreendidas no Sul do País, nos últimos dias. No estado do Paraná, a Receita Federal apreendeu, na semana passada, aproximadamente R$ 100 mil em aparelhos de informática, eletrônicos, brinquedos e artigos de bazar. Os produtos eram transportados em um ônibus de turismo com placas de Natal/RN. O veículo foi encontrado em uma oficina mecânica na cidade de Londrina, no Paraná. O ônibus foi apreendido e o motorista foi preso em flagrante por contrabando e descaminho.

Já em Santa Catarina foram apreendidos, nesta terça-feira (02/05), mais R$ 100 mil em produtos eletrônicos, CDs, DVDs e tênis falsificados distribuídos em 93 caixas. As informações são da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Receita Federal.

Frase do dia

?A felicidade não está no fim da jornada, e sim em

cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la?. Desconhecido