Sindireceita denuncia corporativismo

O presidente do Sindireceita, Hélio Bernades, em entrevista ao Jornal Nacional desta quinta-feira (26), denunciou o corporativismo exacerbado na Receita Federal do Brasil que se instalou no órgão à revelia das diretrizes da política do governo. Em reportagem sobre as novas suspeitas de quebra de sigilo fiscal de contribuintes, Bernades destacou "que nos últimos anos houve um aparelhamento sindical de uma determinada categoria dentro do órgão". A matéria foi reprisada no Jornal da Globo.

Ainda ontem, Hélio Bernades participou, em Brasília (DF), do programa Entre Aspas apresentado pela jornalista Mônica Waldvogel, no canal de TV Globo News. Novamente, Bernades defendeu a punição dos envolvidos na violação do sigilo fiscal de contribuintes ligados ao PSDB, resguardadas as garantias de ampla defesa dos acusados, mas também cobrou maior transparência na investigação sobre o vazamento dos dados sigilosos. Hélio Bernades também voltou a defender a criação de um mecanismo de controle externo da Receita Federal do Brasil. Ele lembrou que o Sindireceita e os Analistas-Tributários defendem essa proposta há vários anos.