DS Manaus/AM - A AGNU será realizada no dia 10/12 (quarta-feira), às 14h00, na sede do Sindicato. : Diretora da DEN participa de Assembléias Locais no estado de SP

aprovados no Senado Federal

Após a aprovação, na semana anterior, do texto básico do Projeto de Lei de Conversão referente à MP 440/2008, os senadores apreciaram ontem (25) as 14 emendas apresentadas sob a forma de destaques. Desses, 1 destaque foi retirado, 2 ficaram prejudicados, 9 foram rejeitados e 2, aprovados.

A emenda n° 176, de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), e que propõe a transformação dos servidores integrantes do Plano de Classificação de Cargos (PCC) originários da extinta Secretaria da Receita Previdenciária, além de técnicos e analistas previdenciários, em Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, foi aprovada por votação nominal.

A emenda n° 301, de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), e que propõe a inclusão de servidores da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) pertencentes a cargos de nível intermediário, no Plano de Carreiras e Cargos desse Órgão, foi aprovada por votação de líderes.

Devido à mudança promovida pelo Senado, o projeto agora retorna à Câmara dos Deputados, onde será novamente apreciado em plenário. Os deputados decidirão se confirmam o texto aprovado na própria Casa ou se aceitam as alterações feitas pelo Senado. Caso o PLV chegue hoje à Câmara, entrará trancando a respectiva pauta e, por isso, terá prioridade. Nessa hipótese, pode ter sua votação finalizada ainda hoje.

A Diretoria Executiva Nacional envidará todos os esforços para que a matéria seja encaminhada e votada o quanto antes. O prazo para apreciação da MP é 05/02/2009 (sendo que durante parte do mês de dezembro e em todo o mês de janeiro o Congresso entrará em recesso), mas o quadro geral de instabilidade econômica e a tramitação na Câmara de matérias consideradas espinhosas, tornam cada vez mais importante a superação desse trâmite com brevidade e o posterior envio da Medida à sanção presidencial.

Assembléia local na DS/Santo André

e São Bernardo do Campo

Na última terça-feira (25), foi realizada Assembléia Local (uma na parte da manhã na DRF/Santo André e outra na parte da tarde na DRF/São Bernardo do Campo), a qual contou com a presença da diretora de Assuntos Parlamentares, Sílvia Felismino, que esclareceu diversas dúvidas dos presentes. A DS agradece a visita, a transparência nas colocações e o empenho demonstrado.

GIFA para aposentados por invalidez

ou compulsoriamente

A Diretoria de Assuntos Jurídicos (DAJ) informa aos substituídos na ação nº 2007.34.00.041692-3, que tramita na Seção Judiciária de Brasília/DF, que obteve o deferimento ao pedido de atribuição de efeito suspensivo à decisão que determinava a apresentação de lista apenas com o nome dos aposentados por invalidez ou compulsoriamente, substituídos na demanda. Esta decisão foi proferida nos autos da ação ordinária, que foi iniciada em 2007.

Ocorre que já faz quase 1 (um) ano, e nenhuma movimentação significativa foi verificada na demanda. O trâmite normal de uma ação se dá da seguinte forma: ajuizamento, análise do pedido de antecipação de tutela, prazo para contestação do Réu, apresentação de provas, sentença. Em um ano, é razoável que pelo menos um desses procedimentos seja realizado. Principalmente em se tratando de ação que possui como substituídos apenas aposentados por invalidez ou compulsoriamente, o que significa que a maior parcela é idosa ou necessita de mais amparo.

No caso em epígrafe, no entanto, vejam o que se passou: ajuizou-se a ação, o juiz determinou que fosse apresentada ata de assembléia e endereço de cada um dos substituídos - peticionamos esclarecendo a questão foi proferido novo despacho, determinando que fosse modificado o valor da causa - peticionamos alterando o referido valor e juntando comprovante de complementação das custas foi proferido novo despacho determinando que fosse apresentada listagem com os substituídos na demanda, ou seja, apenas aposentados por invalidez e pensionistas - peticionamos e recorremos ao Tribunal, através do recurso de Agravo de Instrumento, haja vista o caráter protelatório dos despachos, os quais apresentaram-se vazios de fundamento e contrários à jurisprudência dos tribunais superiores e do próprio Tribunal Regional Federal da 1ª Região, bem como da Justiça Federal no âmbito nacional.

Apenas a título de esclarecimento quanto ao objeto específico do recurso, destacamos que não há sequer a necessidade de apresentação de listagem dos substituídos na demanda, já havendo vários julgados nesse sentido, em razão da previsão constitucional: ora, é óbvio que quando um sindicato atua como substituto processual abrange todos os seus filiados naquela situação específica. Ademais, existem informações que o sindicato não possui em seu banco de dados e a listagem visa tão somente apresentar a relação de filiados em certa data. Ainda, em se tratando de ação coletiva, como a demanda em referência, o valor da causa somente poderá ser liquidado em fase de execução, motivo pelo qual arbitra-se um valor para a inicial.

Caso persista alguma dúvida sobre a demanda, entrem em contato conosco pelos telefones (61) 3962-2270 ou (11) 3229-1111, ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

XLV Reunião Ordinária

do CNRE Dezembro

Os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil representantes do Conselho Nacional de Representantes Estaduais - CNRE, participam na primeira semana de dezembro da XLV Reunião Ordinária, em Brasília-DF. A reunião será realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro, sendo que os dias 1º e 5 foram reservados para o deslocamento. As originais das atas deverão ser entregues no dia do credenciamento e deverão constar obrigatoriamente os nomes dos delegados eleitos em assembléia, no caso de não se tratar de conselheiros natos.

Na pauta da XLV Reunião Ordinária do CNRE estão:

1. Apreciação e aprovação do Plano de Metas Anual

2. Apreciação e aprovação do Orçamento/2009

3. Pauta Reivindicatória - Negociações Salariais - Mobilização

4. Lei Orgânica do Fisco Federal

5. Atribuições

6. Aprovação da atualização do Regimento Interno do CNRE

7. Assuntos Gerais constantes em Atas.

Edital de Convocação 02/2008

Conselho de Ética

Reunião preparatória para o CNRE

 DS Goiânia/GO

Reunião preparatória para o CNRE

DS de São Paulo/SP

1. Negociações Salariais - Mobilização

2. Lei Orgânica do Fisco Federal

3. Atribuições

4. Assuntos diversos

Assembléia Local na

DS Belo Horizonte/MG

A delegacia sindical do Sindicato Nacional dos Analistas - Tributários da Receita Federal em Belo Horizonte/MG, no uso de suas atribuições convoca todos os filiados de sua jurisdição para comparecerem em Assembléia Local, a realizar-se no dia 27 de novembro (quinta-feira), às 10h00, na Sede do Sindireceita rua da Bahia nº 905 ? sala 301. O secretário-geral do Sindireceita, João Jacques Silveira Pena, participará da reunião que vai discutir e deliberar sobre a seguinte pauta:

1. Avaliação de conjuntura

2. Assuntos gerais

Edital de Convocação AGNU

1. Avaliação de Conjuntura

2. Atribuições

3. Pauta Reivindicatória para 2009

4. Fundo Extra.

AGNU nos Estados

DS Galeão/RJ - A AGNU será realizada no dia 10/12 (quarta-feira), às 14h00, no prédio Administrativo, 3° and. Sala do GLIAC.

DS Rio de Janeiro/RJ - A AGNU será realizada no dia 11/12 (quinta-feira), às 14h00, no Auditório do Ministério da Fazenda, situado à Av. Presidente Antônio Carlos, 375 - 13º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ.

DS Boa Vista/RR - A AGNU será realizada no dia 10/12 (quarta-feira), às 11h00, na sala de Videoconferência (2º andar) da DRF Boa Vista.

A diretora Parlamentar, Sílvia Felismino, participa neste mês de diversas Assembléias Locais no estado de São Paulo. Confira abaixo os dias, locais e horários das reuniões:

26/11 - quarta-feira, DS/OSA/BRE - Local: Auditório - DRF/Osasco, às 14h00

27/11 - quinta-feira, DS/Ribeirão Preto - Local: ARF/São Carlos, às 08h00.

27/11 - quinta-feira, DS/Ribeirão Preto - Local: DRF/Araraquara, às 10h00.

27/11 - quinta-feira, DS/Piracicaba - Local: DRF/Piracicaba, às 15h00.

28/11 - sexta-feira, DS/Campinas - Local: DRF/Campinas, às 09h00.

Receita inicia operação contra fraudes na importação de mercadorias populares

A Receita Federal do Brasil (RFB), em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, deflagrou na manhã de ontem (25) a "Operação Negócio da China", que envolve um dos maiores e mais conhecidos grupos varejistas do Rio de Janeiro, suspeito da prática de vários crimes.

Cerca de 500 servidores dos três órgãos estão cumprindo 20 mandados judiciais de busca e apreensão, simultaneamente, em cidades dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Os mandados, expedidos pela Justiça Federal, abrangem escritórios e lojas das empresas relacionadas ao esquema, depósitos de mercadorias e residências das pessoas que concorriam para a prática das fraudes. Foram decretadas, ainda, prisões temporárias de 14 pessoas.

As investigações, iniciadas pela Receita Federal do Brasil, duraram cerca de um ano e indicam que o grupo empresarial é suspeito de praticar fraudes na importação de mercadorias populares com o intuito de reduzir ou suprimir o pagamento de impostos e contribuições. Além do crime de descaminho, foram encontradas evidências da prática de sonegação fiscal, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, bem como utilização de empresa interposta.

Além disso, também foram identificados fortes indícios de que as empresas do grupo receberam, direta e indiretamente, recursos de empresas sediadas nas Ilhas Virgens Britânicas, notório paraíso fiscal. (Com informações da Ascom/Coordenação de Imprensa da RFB)

Conjuntura em Síntese:

Reforma Tributária

"Se ele conseguir comprovar isso, tecnicamente, eu voto contra meu próprio relatório", disse o autor do relatório sobre a reforma tributária, o deputado Sandro Mabel (PR-GO), que não disfarçou a insatisfação com a avaliação feita pelo secretário da Fazenda paulista, Mauro Ricardo Costa. O deputado desafiou o secretário de Serra a "provar que a reforma não baixa a carga tributária e traz prejuízo a Estados e municípios".