Conjuntura em Síntese: Pirataria

As autoridades brasileiras apreenderam 1,6 milhão de CDs piratas no País em 2010, segundo balanço da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em conjunto com a Entertainment Software Association (ESA). O número representa um crescimento de 42% em relação a quantidade recolhida em 2009. De acordo com o levantamento, cresceu também o número de ações em centros comerciais do País para combater a Pirataria. As 730 operações feitas em 2010 representaram alta de 10% na comparação com o ano anterior. Além disso, o balanço diz que 345 endereços virtuais foram tirados do ar. As associações também contaram a desativação de 17,7 mil anúncios virtuais para venda dos produtos piratas. Esse é um trabalho constante que temos desenvolvido ao longo dos últimos anos e que vem sendo ampliado. Somar esforços é o meio mais eficaz de conseguirmos resultados sólidos no combate à pirataria, afirmou o coordenador do Grupo de Defesa da Propriedade Intelectual da Abes, Antônio Eduardo Mendes da Silva.