Boletim Semanal do Sindireceita - de 27 de junho a 1º de julho de 2022

Analista - Tributário Francisco Pinto tira principais dúvidas sobre consultas ao 2º lote de restituição do imposto de Renda

A Receita Federal liberou nesta quinta-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022, uma semana antes do prazo para o depósito na conta do contribuinte, que será feito no dia 30 de junho. Em entrevistas ao Jornal de Rondônia 1ª Edição da TV afiliada à Rede Globo em Porto Velho/RO, nesta quinta-feira, 23, o Analista-Tributário da Receita Federal aposentado, secretário de Finanças da Delegacia Sindical em Porto Velho, Francisco Pinto, tirou dúvidas dos contribuintes sobre as consultas ao 2º lote de restituição do imposto de Renda da Pessoa Física do exercício de 2021, ano-calendário de 2020-IRPF/2021.

Leia a nota completa aqui.

Projeto Além do Horizonte da Receita Federal destina minicomputadores originados de TV Box piratas à instituições de ensino de todo país

A Receita Federal em parceria com o Cefet de Varginha, o IF Sul de Minas, a Unifei e a Ufla realizam a entrega de 2060 minicomputadores originados de TV Box piratas para 43 prefeituras do Sul de Minas Gerais para serem usados em escolas públicas. Esta ação também acontece em Uberlândia, Montes Claros, Sorocaba (SP), Palmas (TO) e Goiânia (GO). Os aparelhos de TV Box foram apreendidos pela Receita Federal, pois eram mercadorias importadas de forma irregular e adulterados. A doação desses minicomputadores atende a uma necessidade das escolas públicas que é possibilitar o acesso dos alunos à tecnologia.

Comissão Eleitoral Nacional publica resolução 002/2022

A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal (Sindireceita) informa aos filiados em todo o Brasil que encontra-se publicado na área restrita do site a resolução 002/2022 referente aos requisitos legais que os filiados devem apresentar para candidatar-se às eleições para os cargos da Diretoria Executiva Nacional (DEN) e Delegacias Sindicais (DS) para o triênio 2023/2025. As inscrições das chapas encerram amanhã, quinta- feira, 30 de junho.

Saiba mais aqui.

Sindireceita participa de debate na Câmara dos Deputados sobre projeto que institui o Código de Defesa dos Contribuintes

O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas e o diretor de Assuntos Parlamentares, Sérgio de Castro, participaram na tarde desta terça-feira (28) de um debate no plenário 10 da Câmara dos Deputados sobre o Projeto de Lei Complementar (PLP) 17/22. O projeto estabelece normas gerais relativas a direitos, garantias e deveres do contribuinte, principalmente quanto a sua interação perante a Fazenda Pública e dispõe sobre critérios para a responsabilidade tributária.

Saiba os detalhes clicando aqui.

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuam na apreensão de mais de 547 kg de drogas e retenção de toneladas de produtos falsificados nas últimas semanas de junho

Entre 15 e 29 de junho, Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na apreensão de mais de 547 kg de drogas e na retenção de toneladas de produtos falsificados em todo o País.
Confira os destaques clicando aqui.

Período de inscrições para o Prêmio Rodrigo Thompson 2022 tem início nesta sexta-feira (1º de julho)

A partir desta sexta-feira, 1º de julho, até o 31 de agosto estarão abertas as inscrições para o Prêmio Analista-Tributário Rodrigo Ribeiro Thompson - Concurso de Artigos Científicos do Sindireceita. Para participar, os filiados devem encaminhar seus trabalhos ao endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., seguindo as disposições previstas no Regulamento Geral do concurso.

Leia a matéria completa aqui.

LXXX Reunião Extraordinária do CNRE inicia trabalhos em Brasília/DF

Os trabalhos da LXXX Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindireceita tiveram início na manhã desta sexta-feira, dia 1º, em Brasília/DF. O evento é realizado nas modalidades presencial e telepresencial, e ocorre até o próximo domingo, dia 3 de julho, no Windsor Brasília Hotel. Ao longo dos três dias de encontro, os conselheiros do CNRE debaterão e deliberarão sobre 11 pontos de pauta de interesse da categoria.