Paralisação hoje em Belém

Reunidos na terça-feira (14) em assembleia local, que contou com a presença maciça de 64 filiados, e do Diretor Adjunto da DAJ/DEN, Thales Freitas, os Analistas-Tributários em exercício de todas as unidades da RFB em Belém decidiram paralisar suas atividades no nesta quinta-feira (16) por 24 horas, em repúdio a iminente medida administrativa da Superintendência da 2ª Região Fiscal que poderá remover 11 ATRFB’s  das Alfândegas do Porto e do Aeroporto de Belém para trabalharem nas áreas de gestão de pessoas e logística da própria Superintendência.

Apesar das três tentativas de diálogo por parte do delegado sindical de Belém, Tales Queiroz, para uma solução negociada com o superintendente e seus dois adjuntos, não houve qualquer mudança substancial na intenção de executar o malsinado ato de retirar os Analistas da área aduaneira. Ao contrário, foi determinado aos inspetores das alfândegas que enviassem listas com os nomes dos 11 indicados. Referida medida teve o condão de indignar e desagradar não só os Analistas-Tributários, mas também, os gestores de várias unidades administrativas que estão sob a tutela da Superintendência da 2ª Região Fiscal.

O sindicato da categoria, da qual faz parte o superintendente da 2ª RF, lançou um manifesto, desencadeado por essa medida, bastante contundente, publicado em seu boletim de terça-feira e que trazia em seu corpo as seguintes indagações: “Seria ele um homem recomendado por setores do governo e do empresariado para esvaziar a Aduana na RFB? ou; Seria ele mais um gestor despreparado comprometido com valores gerenciais privados e sem compreensão de Administração Pública?”. Vê-se claramente que a pretensa atitude não terá apoio de nenhum setor da RFB na 2ª RF, nem mesmo de seus pares.

Caso o superintendente, Esdras Esnarriaga Júnior, persista com esta medida a Assembleia decidiu fazer paralisações de 1, 2 ou 3 dias por semana até que a ideia de “desmontar” as Aduanas do Porto e do Aeroporto de Belém seja enterrada definitivamente.

A paralisação também será um protesto contra a falta de condições dignas de trabalho no edifício sede do Ministério da Fazenda no Pará, que enfrenta sérios problemas, como a precária refrigeração dos andares, por vezes, tornando insalubre a permanência de servidores na execução de suas tarefas, uma vez que as temperaturas em Belém ultrapassam fácil a casa dos 30°C. Também será alvo da manifestação dos Analistas-Tributários de Belém a recente ADI nº 4146 que poderá trazer enormes prejuízos às conquistas da categoria.

A delegacia sindical de Belém convoca todos os Analistas-Tributários em exercício nas unidades da RFB na capital paraense para que estejam às 08h00 em frente ao edifício sede do Ministério da Fazenda no Pará para participarem do ato público e da AGNU que será realizada às 10h00 no auditório do 14º andar. Não faltem!