Diretoria de TI apresenta relatório de gestão aos participantes do LIV CNRE

Diretoria de TI apresenta relatório de gestão aos participantes do LIV CNRE

Plenária acompanha a apresentação do relatório de gestão da área de Tecnologia e Informação


 


Nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro, conselheiros, delegados sindicais, observadores e diretores do Sindicato além de discutirem e debaterem sobre diversos temas de interesse dos Analistas-Tributários na LIV reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais - CNRE, também puderam acompanhar o relatório de gestão da área de Tecnologia e Informação apresentado pela Diretora de TI, Ana Cristina e pelo diretor Péricles  Gomes Luz, que participa como colaborador da pasta.


O relatório abordou, entre outras questões, o programa de prestação de contas online e um breve resumo a respeito da gestão da diretoria de TI durante esse ano.


Segundo Péricles, com relação ao programa de prestação de contas online, que está no estágio final de testes, a previsão é de que ele esteja pronto para uso a partir do dia 02 de janeiro de 2012. "O acesso será feito na área restrita do site e necessitará de um certificado digital. O programa poderá ser usado também para controle de caixa", explicou.


Outro programa que será implementado, será destinado as DS/CEDS que poderão ver/gerenciar sua base, enviar mensagens aos filiados (via mala direta por e-mail), enviar senhas de filiados que não possuem certificados digitais, entre outras funcionalidades que serão acrescentadas. "A pasta de TI disponibilizará vídeos explicativos para os Delegados Sindicais implementarem os sistemas em sua unidade", afirmou.


As atividades realizadas pela pasta de TI em 2011 tiveram início com a análise do departamento de TI da DEN como um todo: parte lógica e elétrica estabilizada, softwares em uso, hardwares em uso, telefonia referente à TI, demandas gerais de TI (DEN, CEDS, DS, CNRE), e infraestrutura de TI da DEN.


Posteriormente, foi explicado aos participantes do CNRE as atividades desenvolvidas pela diretoria de TI, dentre elas: a migração dos servidores dos sites e do webmail para hosts externos, resultando assim na redução de custos e melhoria no desempenho e segurança; novo portal do Sindireceita, com administração facilitada; novo webmail do Sindireceita; migração do sistema operacional das estações da DEN; novo sistema de contabilidade; upgrade das máquinas da DAJ; upgrade das máquinas da DCO; implementação de servidores provisórios de rede e banco de dados; implementação da prestação de contas online; redefinição da base de dados a fim de prover acesso aos DS e CEDS de forma eficiente e segura; implementação da área restrita dos diligentes; acompanhamento do projeto/instalação da nova central telefônica referente à TI; acompanhamento do projeto/instalação da primeira e segunda fases da reforma do prédio do Sindireceita (parte elétrica); desenvolvimento em conjunto com a DCO dos templates para os sites das DS e CEDS; nova metodologia de trabalho quanto ao Banco de Dados da Entidade, disponibilizando, a cada CNRE, toda a base para os Delegados Sindicais (Ativos, Aposentados e Pensionistas – filiados e não filiados); projeto/implementação da parte de dados e de telefonia da Diretoria de Assuntos Jurídicos e Diretoria de Comunicação; administração da Base de Convênio e envio dos kits do AsaClub; acompanhamento do projeto de migração do Sistema Jurídico CPPro para o CPJ; desenvolvimento em conjunto com o DCO dos novos sites "piratatofora", "fronteirasabertas, “Conpat”; implantação do sistema de Help Desk TI, aquisição de 01 notebook para o Departamento de TI a fim de auxiliar os funcionários para execução/deslocamento durante as atividades fora do Sindireceita.