Planejamento Estratégico é tema de palestra da XIII AGN

“O líder é aquele me leva ao lugar que eu nunca iria sozinho”, diz Carnier

“Do Planejamento ao Pensamento Estratégico” foi o tema da palestra na manhã desta segunda-feira, dia 3 de setembro, no terceiro dia da XIII Assembleia Geral Nacional (AGN). A palestra foi ministrada pelo consultor e professor da Fundação Getúlio Vagas (FGV) Luiz Roberto Carnier que, nos últimos 15 anos, atua em gestão empresarial junto ao setor privado. Carnier já atuou também como executivo, diretor e membro do Conselho de Administração de importantes grupos nacionais e multinacionais no Brasil e nos Estados Unidos, e como consultor em Comércio Internacional das Nações Unidas, em Genebra/Suíça.

O objetivo da palestra foi a sensibilização dos participantes quanto ao papel e a importância do planejamento estratégico. A abordagem de conceitos fundamentais para um pensamento estratégico de excelência, também foi um dos temas abordados. A estratégia, segundo Carnier, é mais do que um exercício teórico. “É, acima de tudo, uma postura de gestão que envolve pessoas, realinhamento de cultura e comprometimento”, ressaltou.

O professor afirma que o planejamento estratégico oferece as condições necessárias a uma organização definir o caminho onde se encontra àquele em que deseja chegar. “Estratégia deve representar valor e diz respeito às mudanças mas, antes de adotar uma estratégia, é necessário avaliar se estamos na direção certa”, indicou.

Para Carnier, o planejamento é um processo de análise em que existem, muitas vezes, uma dificuldade em executar o que está sendo planejado. “A estratégia é justamente a arte da escolha e a busca de um caminho correto, seguida da tomada de decisões e da implementação, onde observa-se três pontos principais: processos, estrutura organizacional e pessoas. Este último ponto é subdividido em cinco categorias: as que fazem as coisas acontecerem, as que acham que fazem as coisas acontecerem, as que observam as coisas acontecerem, as que se surpreendem quando as coisas acontecem e, por último, as que não sabem o que aconteceu”, explica o palestrante.

Velocidade, inovação e liderança, são os três fatores que Carnier aponta como meios que “fazem acontecer” e levam o indivíduo a pensar estrategicamente. Ele revela que, no que diz respeito a velocidade, o futuro é hoje e a superação faz-se necessária sempre. “As mudanças de cenários são constantes e algumas proposições de mudanças devem ser observadas. No caso do objetivo, por exemplo, no passado, era relacionado à produção, hoje, nós visamos resultados e, no futuro ,o foco será o relacionamento e, no caso dos Analistas-Tributários, o relacionamento é direcionado aos contribuintes e à sociedade”, garante.

Quanto à inovação, o professor diz que é necessário estar sempre alinhado às mudanças constantes, pois inovação é transformar ideias em valor. Já no âmbito da liderança, o palestrante revela: “o líder é aquele que me leva ao lugar que eu nunca iria sozinho”. Carnier também destaca que o líder deve ter três características básicas: humildade, comprometimento com a causa defendida e o legado que é deixado.

Os participantes absorveram todo o conteúdo transmitido pelo palestrante e fizeram referência do assunto durante os debates posteriores.