Presidenta do Sindireceita reúne-se com o deputado federal Newton Lima, que preside a Frente em Defesa da Indústria

A presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, recebeu o deputado federal Newton Lima (PT/SP), que preside a Frente em Defesa da Indústria Nacional

A presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 3, o deputado federal Newton Lima (PT/SP), que preside a Frente em Defesa da Indústria Nacional. A Frente é parte do esforço conjunto de governo, empresários e trabalhadores para buscar soluções e caminhos para reverter a queda da participação da indústria de manufaturados no Produto Interno Bruto (PIB). Outro objetivo é alavancar o crescimento industrial brasileiro, frente ao mercado externo e à competitividade acirrada.

No encontro a presidenta do Sindireceita pediu o apoio do deputado para a campanha “O Brasil não pode parar. Aduana 24 horas!”. Sílvia de Alencar destacou os prejuízos que a interrupção dos serviços aduaneiros em portos, aeroporto e postos de controle na fronteira seca causam ao País. “A interrupção da atividade de despacho, conferência, fiscalização e vigilância no período noturno, nos finais de semana e feriados se reverte em custo extra para importadores e exportadores e, por consequência, afeta a competitividade da indústria nacional”, destacou. A presidenta do Sindireceita também alertou o deputado para os riscos que a fragilidade no controle aduaneiro gera ao País. “A interrupção desses serviços também compromete o controle de entrada e saída de mercadorias, veículos e pessoas. Queremos o apoio do Congresso Nacional para que juntos possamos mudar essa realidade. Os grandes eventos internacionais que se aproximam vão gerar uma demanda extraordinária de serviços na Aduna e hoje não temos nenhuma condição de atender a esse crescimento. Serão milhões de turistas que ingressarão no País pelos portos, aeroportos e pela fronteira seca. Temos que nos preparar para atender os turistas, mas devemos estar prontos para impedir a entrada no País de criminosos, de armas, drogas e munições além de produtos piratas e contrabandeados”, destacou. Sílvia de Alencar também aproveitou a oportunidade para tratar da necessidade urgente de ampliação do número de Analistas-Tributários. Ela lembrou que o Sindireceita está atuando intensamente para que a RFB convoque imediatamente os aprovados no último concurso para o cargo e, na sequência, chame também os excedentes. “Esse reforço é essencial para que a Receita Federal amplie sua presença não apenas na Aduana. A Receita Federal sofre com a falta de Analistas-Tributários em todos os setores”, destacou.

O deputado federal e presidente da Frente em Defesa da Indústria Nacional Newton Lima se comprometeu em apoiar as demandas do Sindireceita e destacou a importância das discussões propostas pela categoria. Novos encontros entre a Diretoria do Sindireceita e o deputado devem ocorrer nas próximas semanas, com o objetivo de se aprofundar a discussão dos diversos temas de interesse dos Analistas-Tributários. O diretor do Sindireceita, Sérgio de Castro também participou do encontro que contou com a presença do assessor do parlamentar Luiz Zucchi.