Indenização de Fronteira é aprovada na Câmara e no Senado o Sindireceita trabalhará para que PL tramite em regime de urgência

A Câmara dos Deputados aprovou no dia 2 de julho, o Projeto de Lei 4.264 de 2012, que institui a indenização de fronteira aos Analistas-Tributários e demais ocupantes da Carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil (RFB), além dos servidores da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que atuam em localidades estratégicas vinculadas à prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços. Os efeitos financeiros previstos no projeto valem a partir de 1º de janeiro de 2013. O Projeto de Lei que garante adicional de fronteiras chegou no dia 3 ao Senado Federal. A matéria tramitará como o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 47/2013, e aguarda despacho às comissões. Assim como ocorreu na Câmara dos Deputados, a Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita atuará para que a proposta tramite em regime de urgência.

O diretor do Sindireceita, Sérgio de Castro esteve presente durante a votação do PL, na noite de ontem, e comemorou a aprovação do texto. “A expectativa é enorme, pois lutamos muito para que esse projeto chegasse ao Congresso. Há mais de dois anos estamos trabalhando pela aprovação do adicional de fronteira. A Diretoria do Sindireceita se esforçou muito para que esse projeto pudesse ser aprovado. Também é preciso destacar todo o empenho da categoria que se mobilizou e lutou incansavelmente pela aprovação do PL. A votação foi fruto do nosso trabalho parlamentar, lembrando que a batalha continua no Senado e só será encerrada com a sanção da Presidência”, destacou. Durante a tarde, o diretor Sérgio de Castro se reuniu com o relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (CCJ), deputado federal Vilson Covatti (PP/RS). “A proposta é constitucional e necessária para o bom andamento das fronteiras. Ela também visa corrigir uma injustiça com os servidores dessas áreas. Os nossos agentes aduaneiros precisam ser bem remunerados”, opinou Covatti.

Ontem, durante todo o dia, a presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, manteve contato com os líderes dos partidos na Câmara reforçando a necessidade de aprovação do PL 4.264 antes do recesso parlamentar. O diretor da DEN, Hugo Leonardo e o presidente do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), Gerônimo Sartori também reforçaram o trabalho parlamentar mantendo contato direto com o relator do PL, deputado federal Vilson Covatti (PP/RS).

Os deputados federais aprovaram o substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) que inclui também os fiscais federais agropecuários e os fiscais do trabalho. O valor da indenização será de R$ 91 por dia de trabalho, mesmo para aqueles servidores que atuam em regime de escala ou plantão. O objetivo do projeto é estimular os servidores que trabalham em locais de fronteira de difícil provimento que são vitais para a segurança nacional.

O diretor Sérgio de Castro também se reuniu com o deputado federal Paulo Pimenta que defendeu a inclusão dos Analistas-Tributários no PL 4.264 desde o início

O deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS) que defendeu a inclusão dos Analistas-Tributários no PL 4.264 de 2012 desde o início, afirmou que a indenização visa valorizar os servidores que combatem o crime organizado nas fronteiras do País. “A inclusão dos Analistas-Tributários no projeto foi uma questão de justiça e isonomia”, concluiu Pimenta.

Mobilização

O PL 4264/2012 que cria o adicional de fronteira só foi encaminhado ao Congresso Nacional após pressão conjunta do Sindireceita, Fenapef e Fenaprf junto aos Ministérios da Fazenda, Planejamento e Justiça. Em 2012, as três categorias lançaram o “Movimento Nacional em Defesa dos Órgãos de Fronteira”, que chamou a atenção das autoridades para a urgência e relevância na aprovação do adicional, que tem o objetivo de incentivar a permanência dos servidores públicos que trabalham na fiscalização dessas áreas.

Nos últimos anos, Analistas-Tributários de todo o País, delegados sindicais e diretores do Sindireceita trabalharam intensamente pela votação deste projeto. De forma pioneira, o Sindireceita mostrou a todo o País a fragilidade no controle de fronteiras e a necessidade de criação de uma política nacional para essa faixa do território. Com o livro e depois com o documentário “Fronteiras Abertas” o Sindicato conseguiu sensibilizar setores do governo, autoridades e chamou a atenção da mídia nacional para a urgência deste debate.

Nesta oportunidade, a Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita agradece todo o empenho e esforço dos deputados federais e das lideranças dos partidos que entenderam a importância deste projeto. Nessa hora, a DEN também gostaria parabenizar todos os Analistas-Tributários e delegados sindicais do Sindireceita que ao longo dos últimos anos lutaram de forma incansável pela aprovação desse projeto na Câmara dos Deputados e que juntos promoveram uma ampla mobilização nacional em favor da criação da indenização de fronteiras. Foi graças a união de todos que conseguimos vencer essa primeira etapa. No Senado vamos, mais uma vez, trabalhar unidos pela aprovação deste projeto que é do interesse de toda a categoria, mas, principalmente, é fundamental para o fortalecimento da Aduana brasileira.

Veja abaixo alguns dos fatos que marcaram a luta pela aprovação do adicional de fronteiras:

12/06/2013 - O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA), fez, ontem, dia 12, mais um pronunciamento na Câmara dos Deputados defendendo a aprovação do PL 4264/201

05/06/2013 – O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, dia 5 de junho, requerimento sobre o regime de urgência para apreciação do PL 4264/2012.

14/05/2013 - Presidenta do Sindireceita se reúne com o deputado federal Luciano Castro que foi o relator do PL que cria o adicional de fronteira

08/05/2013 – A pedido do Sindireceita, o deputado federal, André Figueiredo (PDT/CE), líder do partido, apresentou requerimento de urgência para acelerar a tramitação da matéria.

27/03/2013 - Projeto de Lei que institui Adicional de Fronteiras é aprovado na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados

21/03/2013 - Sindireceita pede apoio ao vice-presidente da Câmara para aprovação do adicional de fronteira e para campanha “Aduana 24 horas”

14/12/2012 - Relator do PL 4.264/2012 apresenta parecer pela aprovação do adicional de fronteira na Comissão de Trabalho da Câmara

09/12/2012 - Governo inclui a Receita Federal no Plano Estratégico de Fronteiras