Sindireceita debate reforma da Previdência em reuniões com lideranças partidárias e durante audiência pública na Câmara dos Deputados

A diretora de Assuntos Parlamentares do Sindireceita e secretária-geral da Pública – Central do Servidor, Sílvia de Alencar, participou na manhã desta terça-feira, dia 25, de reuniões junto a lideranças partidárias e centrais sindicais sobre o relatório da reforma da Previdência (PEC 06/2019), na Câmara dos Deputados. Às 12h, no Plenário 12 da Casa, a representante do Sindicato também esteve presente em audiência pública promovida pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, que contou com explanação da professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Gentil, acerca dos impactos de exclusão social promovidos pela PEC.

A primeira reunião ocorreu às 10h, no Anexo I da Câmara. O encontro foi convocado por líderes da oposição e minoria, com intuito de debater o parecer apresentado pelo relator da PEC 06 na comissão especial da Casa, deputado federal Samuel Moreira (PSDB-SP). “Os poucos avanços que vimos presentes no relatório da PEC só se deram em virtude da união das entidades e deputados. Devemos seguir unidos e intensificar ainda mais este trabalho, pois há muito a ser mudado no texto. A desconstitucionalização, as regras de transição e a idade mínima para aposentadoria, sobretudo para as mulheres, são aspectos que precisam ser tratados com atenção, pois representam uma grande ameaça para milhões de brasileiros”, destacou Sílvia de Alencar.

As entidades presentes também discutiram ações conjuntas para fortalecer a luta contra a reforma previdenciária. “A união é fundamental neste momento. As centrais intensificarão os movimentos para alertar a população sobre os prejuízos contidos na PEC e acompanharemos as discussões sobre os nove destaques ao texto, que serão apresentados pela oposição”, afirmou Alencar.

A reunião foi conduzida pela líder da minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), e contou com a participação dos deputados federais Ivan Valente (PSOL-SP), Paulo Teixeira (PT-SP), Vilson da FETAEMG (PSB-MG), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Alessandro Molon (PSB-RJ), Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Paulo Pimenta (PT-RS), José Guimarães (PT-CE), Carlos Zarattini (PT-SP), André Figueiredo (PDT-CE) e Tadeu Alencar (PSB-PE). Também estiveram presentes no encontro o ex-candidato à Presidência da República pelo PSOL e líder do MTST, Guilherme Boulos; o vice-presidente da Febrafisco e 2º vice-presidente da Pública, Hugo René de Souza, e o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio. Na ocasião, o representante do Dieese realizou explanação sobre a nota técnica “PEC 6/2019: o substitutivo do relator da Comissão Especial”, produzida pela entidade.

Na sequência, a diretora do Sindireceita, os membros das centrais sindicais e o diretor técnico do Dieese estiveram reunidos com representantes de partidos de centro na Câmara, os deputados federais Pedro Fernandes (PTB-MA), Arthur Lira (PP-AL) e Wellington Roberto (PL-PB). Na ocasião, os parlamentares também receberam a nota técnica produzida pelo Dieese. “Com base neste documento, as centrais sindicais discutirão, na tarde desta terça-feira, os principais destaques a serem apresentados. Amanhã, dia 26, durante a manhã, estaremos novamente reunidos com os parlamentares do centro para tratar das ameaças presentes no texto. Queremos sensibilizar os deputados e postergar ao máximo a apreciação dessa proposta nociva para o povo brasileiro”, explicou Sílvia de Alencar.

Ainda nesta terça-feira, a representante da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita acompanhou audiência pública com a participação da professora do Instituto de Economia da UFRJ, Denise Gentil, no Plenário 12 da Câmara. Após palestra ministrada pela docente, os membros da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social e os representantes das entidades sindicais presentes puderam apresentar questionamentos e percepções sobre os impactos da PEC 06. A audiência foi transmitida ao vivo (clique aqui para conferir).