Em videoconferência, Sindireceita e entidades sindicais de Santa Catarina debatem ações em defesa do serviço público

Representantes de entidades sindicais que integram a Coordenação dos Servidores Federais no Estado de Santa Catarina, entre elas o Sindireceita, estiveram reunidos em videoconferência na manhã desta quarta-feira, dia 17. O encontro teve como objetivo desenvolver ações conjuntas em defesa dos serviços e dos servidores públicos brasileiros. Na ocasião, também foram debatidas iniciativas para ampliar a adesão de outras entidades sindicais à Coordenação, que já conta com o engajamento de dez sindicatos.

Além de dirigentes sindicais, a reunião também contou com a participação de jornalistas que integram as equipes de comunicação das entidades. Pelo Sindireceita participaram da videoconferência o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais, Geraldo Paes Pessoa, que coordenou as discussões da reunião; o vice-presidente, Ronaldo Godinho, e a jornalista Victoria Almeida.

O encontro contou ainda com a presença de membros do SINTRAFESC, Lírio José Téo (secretário de Finanças) e José Andrade (jornalista); do SINDIFISCO Nacional em Florianópolis/SC, Carlos Alberto Nascimento e Sílva Pinto (presidente), Aline Cabral Vaz (jornalista) e Rosane Felthaus (jornalista); do SINASEFE – Seção Sindical IFSC, Luciano Faria (comunicação) e Marcelo Tavares Garcia (dirigente sindical); do SINASEFE IFC Litoral Norte, Fernando Britto (Dirigente); do SINTUFSC, Bruno Cruz (jornalista) e Renato Ramos (Dirigente ); do SINASEFE IFC Litoral Norte, Fernando de Britto Falci (secretário de Comunicação e Formação Política e Sindical); do SINTRAJUSC, Miriam Santini de Abreu (jornalista); e da ASSIBGE SC, Luiz Roberto de Campos Jacintho (dirigente sindical) e Gabriel Shiozawa (jornalista).

Na oportunidade, os participantes da videoconferência discutiram o atual cenário de ameaças ao serviço público, a necessidade de união entre os sindicatos e a criação de uma campanha de comunicação para dialogar com a sociedade sobre a importância da administração pública e dos servidores. Neste sentido, as entidades deliberaram pela formação de um comitê de trabalho composto por dirigentes sindicais e jornalistas, que será responsável pela criação do projeto da campanha.

Nesta quinta-feira, dia 18, os membros da Coordenação dos Servidores Federais realizarão nova reunião, que contará com a participação de diretores e profissionais da área jurídica dos sindicatos. O Sindireceita apoia, por meio de seus diretores e delegados sindicais, iniciativas semelhantes. Resolução aprovada no último CNRE e ratificada na AGNU de 03/2020, segue esta linha. É necessário unir recursos para ações conjuntas em defesa dos serviços e servidores públicos.

Divulgaremos amplamente os próximos encaminhamentos dos encontros promovidos pelo colegiado, para que os Analistas-Tributários em todo o país possam acompanhar e aproveitar a experiência nos seus estados.