Subsecretário de Fiscalização da RFB destaca importância do trabalho dos Analistas-Tributários durante a XVI AGN

Subsecretário de Fiscalização da RFB destaca importância do trabalho dos Analistas-Tributários durante a XVI AGN

A importância do trabalho executado pelos Analistas-Tributários para a Receita Federal do Brasil (RFB) e ao país foi amplamente destacada pelo subsecretário de Fiscalização do órgão, Jonathan José Formiga de Oliveira, na manhã deste sábado, dia 27, durante a XVI AGN / Congresso Brasileiro da categoria. O encontro ocorre até o dia 1º de dezembro, no Hotel Brasil 21 Convention, em Brasília/DF.

Na oportunidade, o subsecretário realizou explanação aos cerca de 180 delegados e suplentes que participam da XVI AGN nas modalidades presencial e telepresencial. Além de enaltecer a atuação dos ATRFBs, Oliveira também parabenizou o Sindireceita pela luta em defesa dos servidores do cargo e destacou a necessidade de união entre todas as categorias que integram a RFB para a superação dos atuais desafios enfrentados pela instituição e para o fortalecimento do órgão.

“Nós, da Administração da Receita Federal, nos orgulhamos do trabalho que vocês, Analistas-Tributários, executam”, declarou o subsecretário na abertura de sua explanação. Segundo ele, a atuação dos servidores do cargo nas diversas frentes e processos de trabalho em áreas como a aduana, arrecadação, atendimento ao contribuinte e fiscalização é essencial para a RFB. “Quero registrar aqui, para toda a categoria dos Analistas-Tributários, a importância que vocês têm para a atuação eficiente que a Receita Federal tem demonstrado à sociedade nas últimas décadas. Faço questão de ressaltar que os Analistas-Tributários participaram e participam ativamente do processo de inovação e transformação da Receita para melhor”, afirmou.

SubsecretárioJPG

O subsecretário também relatou aos participantes da XVI AGN que foi abordado, durante a abertura dos trabalhos do encontro, por Analistas-Tributários que lhe apresentaram propostas em prol do aperfeiçoamento de processos de trabalho da Receita Federal. Para o titular da Subsecretaria de Fiscalização (Sufis), a iniciativa dos ATRFBs é admirável e reflete a identidade dos servidores do cargo, que buscam diariamente promover melhorias à instituição. “Alguns colegas vieram conversar comigo e propuseram novas soluções para aperfeiçoar alguns dos nossos processos, inclusive na área de fiscalização. Eu anotei as propostas. Esse é o Analista-Tributário: tem identificação com a Casa, trabalha com zelo e dedicação e apresenta resultados no presente, em seu dia a dia funcional, e para ver uma Receita melhor e mais atuante no futuro”, ressaltou.

União e desafios

Ainda durante sua explanação, Jonathan de Oliveira fez um apelo em prol da união entre os servidores de todas as categorias que integram a RFB. Em sua avaliação, a desunião é um fator que tem impedido o avanço e a superação de diversos desafios enfrentados pelo órgão. “Todos os servidores da Receita dão a sua parcela de contribuição, sejam administrativos, ATA, Auditores-Fiscais e Analistas-Tributários. Na minha visão pessoal, o maior equívoco que nos impede de avançarmos mais como poderíamos é a falta de união. A divisão só nos enfraquece. Na questão do Fundaf e do fluxo do Bônus de Eficiência, se não fosse a atuação das duas representações sindicais, firmes e em paralelo, cada uma com sua própria dinâmica de atuação, não teríamos conseguido as conquistas recentes que foram muito difíceis”, disse.

O subsecretário de Fiscalização também parabenizou a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita pelo trabalho em defesa dos Analistas-Tributários. “Nós temos muito a atuar, em muitas frentes e muitas bandeiras a vencer. Mas, fiquem certos de que se o corpo de Analistas-Tributários continuar atuando com o engajamento que tem com a instituição, com certeza isso será um motor muito forte para a categoria avançar nas suas conquistas. A administração do Sindireceita tem feito um trabalho muito eficiente para materializar conquistas, tanto para a própria categoria quanto para a instituição”, destacou.

Ao final de sua explanação, o subsecretário pontuou que os dois maiores desafios enfrentados atualmente pela RFB são as limitações orçamentárias e de pessoal, sendo fundamental a realização de concursos públicos para suprir a necessidade da instituição. Jonathan de Oliveira salientou ainda que a união entre os servidores da RFB é imprescindível para o futuro do órgão. “O que é determinante e importante? Que vocês, Analistas-Tributários, continuem sempre com a chama do reconhecimento de que vocês são imprescindíveis para a Secretaria da Receita Federal do Brasil. Vamos agir de forma que valorizemos e reforcemos a nossa posição e o nosso papel no plano das categorias funcionais e da instituição. A Receita Federal somos nós e é fundamental que todos estejam focados em manter a locomotiva andando na velocidade certa. Não vamos parar a locomotiva, pois isso seria um retrocesso. Vamos trabalhar, cada um com as suas áreas de competências e atribuições, no sentido de avançar, avançar e avançar. Temos muito a evoluir”, concluiu.

AGN