Encontro de Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo ocorreu de 10 a 12 de junho, em São Pedro/SP

O Encontro dos Analistas-Tributários Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo foi realizado entre os dias 10 a 12 de junho, no município de São Pedro. O evento foi promovido pelo Conselho Estadual de Delegacias Sindicais em São Paulo (CEDS/SP), em conjunto com as Delegacias Sindicais do estado paulista e a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita.

A mesa de abertura contou com a presença da presidente do CEDS/SP, delegada sindical adjunta da DS São Paulo/SP e anfitriã do evento, Kátia Nobre; da secretária de Assuntos de Aposentados e Pensionistas do CEDS/SP, Suzete Rocha de Meira; do presidente da Câmara de Vereadores de São Pedro, vereador Carlos Eduardo Oliveira (Dú Sorocaba); do presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas; e representando a Delegacia da Receita Federal de Piracicaba/SP, Marcos Petri.

1cc0c9e4 9bd5 4ae1 a9c2 d960de1943e3

Também estiveram presentes no encontro, representando a DEN, o vice-presidente, Ronaldo Godinho; o diretor de Tecnologia da Informação, José Carlos Mazzei; o diretor de Assuntos Jurídicos e a diretora-adjunta, respectivamente, Thales Freitas Alves e Denise Rodrigues de Figueredo; o diretor de Finanças e Administração e o diretor-adjunto, respectivamente, Jaildson Bomfim Gonçalves e Luis Ribeiro do Valle Damiani; a diretora de Aposentados e Pensionistas, Marlene de Fátima Cambraia Viana; e o diretor suplente da DEN, Marcelo de Arruda Campos. Durante a abertura do evento também estiveram presentes o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), e a deputada estadual Professora Bebel (PT-SP).

Após a solenidade de abertura foi oferecido um jantar e, em seguida, os presentes participaram de um jogo de bingo com diversas premiações oferecidas pelas Delegacias Sindicais de São Paulo e pelo Clube de Benefícios do Sindireceita. O encerramento do evento se deu no domingo, dia 12, com a realização de jantar e baile.

O Encontro dos Analistas-Tributários Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo contou com palestras ministradas pelos diretores Thales Freitas, acerca das ações da Diretoria de Assuntos Jurídicos (DAJ). O diretor de Tecnologia da Informação José Carlos Mazzei apresentou a área restrita do site do Sindireceita, a plataforma digital SouGov e esclareceu dúvidas sobre o Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex) do Ministério da Economia que oferece serviços como comprovante de rendimentos para fins de imposto de renda, entre outros; temas esses diretamente relacionados aos aposentados e pensionistas.

a9d96ac0 53ed 40cf b1b3 1d9c6b736cda

A diretora-adjunta de Assuntos Jurídicos, Denise Rodrigues de Figueredo falou sobre a formação do Grupo de Mulheres do Sindireceita cujo objetivo é debater com as mulheres e homens do Sindireceita temas como assédio moral e sexual no ambiente de trabalho da Receita Federal, a mulher no mercado de trabalho, salários menores, a dupla jornada, e o papel das mulheres nos sindicatos, entre outros temas.

Na avaliação da diretora de Aposentados e Pensionistas da DEN, Marlene de Fátima Cambraia Viana, o encontro teve bons resultados. Em sua explanação, a diretora ressaltou a importância de que as bases do Sindicato nas diversas regiões do país também promovam encontros direcionados aos aposentados e pensionistas. “Percebi a alegria enorme dos aposentados em se reencontrarem e socializarem. A participação nas palestras também foi muito bacana. As pessoas se interessaram muito pelas palestras do diretor Thales e a de informática, sobre o SouGov. Precisamos valorizar esses encontros e realizar outros como este”, defendeu.

No decorrer de todo o evento, os participantes puderam esclarecer dúvidas e se inteirar sobre os diversos temas que afetam a categoria na atualidade. “Após passarmos pela pandemia da Covid-19, todos nós somos vitoriosos; hoje temos a oportunidade de estarmos aqui para celebrarmos a vida”, afirmou o presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas. A presidente do CEDS/SP, Kátia Nobre, também comemorou a realização do encontro. “É com esse espírito que realizamos nosso encontro de aposentados e pensionistas, um momento para discutirmos temas de interesse dos nossos aposentados que tanto se dedicaram para a construção da nossa sociedade”, disse a conselheira.