Sindireceita participa de seminário internacional "A crise do capitalismo e seus impactos na organização sindical e no trabalho"

O Sindireceita, representado pelos diretores da Diretoria Executiva Nacional (DEN), Luís Mauro Damiani (adjunto de Assuntos Jurídicos) e Valdemir Bueno, participou nesta segunda-feira, dia 4, do seminário internacional "A crise do capitalismo e seus impactos na organização sindical e no trabalho". O evento ocorreu no auditório da sede do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd/SP), localizada na capital paulista.

O seminário internacional foi empreendido e coordenado pela Federação Sindical Mundial (FSM), em conjunto com as Centrais Sindicais CTB, CSB, INTERSINDICAL, NCST, Unidade Classista e UST. Representantes sindicais de todos os continentes estiveram presentes, na oportunidade.

Na abertura do evento, foram tecidas considerações sobre a conjuntura internacional de retirada de direitos sociais e humanos. Neste sentido, foram discutidos temas como a luta para que os trabalhadores parem de sofrer o ônus da crise do sistema capitalista; a rejeição de todas as formas de discriminação e exploração; bem como a importância da solidariedade mundial como o único caminho para as lutas dos trabalhadores na defesa da igualdade e da soberania dos povos, para decidir sobre desenvolvimento econômico e redução de desigualdades sociais.

Durante a exposição do tema "A crise do capitalismo e seus impactos na organização sindical e no trabalho" foram contextualizadas as situações que comprovam a crise do sistema capitalista, entre elas o baixo crescimento econômico e concentração de renda e financeirização cada vez mais acentuadas. Neste contexto, o capital adota, como estratégias para reproduzir e agravar ainda mais as precitadas desigualdades, a viabilização de guerras, o desrespeito à soberania dos países e a busca pela redução do custo do trabalho, especialmente mediante a precarização.

Também foram consideradas as formas de atuação estatal para incremento de injustiças, como as políticas públicas de incentivo à individualização e redução das condições de luta dos sindicatos. Ao fim da exposição sobre a crise do capitalismo, foram elencadas as estratégias e princípios que devem ser a tônica da luta da classe trabalhadora: luta pela paz e democracia, pelo direito de greve, pela garantia da negociação e dos contratos coletivos, pelo respeito ao Direito do Trabalho e do Direito Previdenciário.

Além disso, a valorização do trabalho, de empregos formais, da reindustrialização e da recuperação de direitos solapados pelas denominadas "reformas" também foram enfatizadas. Ao final do seminário internacional, realizou-se Ato de Solidariedade ao povo palestino e ao povo cubano, com as presenças de representantes destes povos, tão vitimados pelo imperialismo capitalista, conforme diversas falas do prestigioso evento destacaram.