Sindireceita participa de Seminário Nacional de Cidadania Fiscal promovido pela RFB

A secretária geral do Sindireceita, Iêda Miranda, e os diretores Moisés Hoyos (Comunicação) e Marlene Cambraia (Aposentados e Pensionistas), participaram na manhã desta quarta-feira, dia 20, em Brasília/DF, de atividades do Seminário Nacional de Cidadania Fiscal (CF), promovido pela Coordenação-Geral de Atendimento (Cogea) da Subsecretaria de Arrecadação, Cadastros e Atendimento (Suara) e Gestão Nacional de Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), com apoio da Delegacia Sindical (DS) do Sindireceita na capital federal. Na ocasião, foi lançada a Parte 2 da revista “Tributos - Uma Aventura no Tempo”, que conta com ilustrações desenvolvidas pelo diretor Moisés Hoyos.

ggghbn87.jpeg

O representante da Diretoria Executiva Nacional (DEN) é um dos idealizadores da obra, que teve sua Parte 1 publicada pela RFB em março de 2023. A revista conta, ainda, com coordenação editorial e textos produzidos pelos Analistas-Tributários José Batista Laurido Júnior (representante de CF na 2ª Região Fiscal) e Priscila Pitta Penna (representante de CF da DEFIS, em São Paulo).

Sindireceita Seminário Nacional de Cidadania Fiscal 4

Ao fazer uso da palavra durante o lançamento do segundo volume da revista, o diretor Moisés Hoyos expressou sua satisfação em relação ao projeto e destacou a importância da obra, sobretudo para a conscientização do público infantil. “Estou realizando um sonho meu, que é o de fazermos uma revista apresentando a importância dos tributos para a sociedade e, no caso, para as crianças nas escolas. Nós somos a sociedade que somos hoje, graças aos tributos”, declarou.

Sindireceita Seminário Nacional de Cidadania Fiscal 3

“Criamos a revista contando a história dos tributos para que as crianças aprendam de forma lúdica sobre o assunto. Para prender a atenção de uma criança, acho que nada é melhor do que uma revista em quadrinhos ou publicações desse gênero ”, comentou o Analista-Tributário José Batista Laurido Júnior. Na ocasião, o ATRFB também detalhou o processo de elaboração da revista e ressaltou outras iniciativas de Cidadania Fiscal em curso na RFB.

Sindireceita Seminário Nacional de Cidadania Fiscal 1

Em sua explanação, a Analista-Tributária Priscila Pitta Penna informou que a revista “Tributos - Uma Aventura no Tempo” contará com outros volumes a serem lançados futuramente, podendo chegar a cinco edições. A ATRFB esclareceu ainda que a obra se baseia em elementos históricos de conhecimento geral da sociedade, embora não identifique personagens e civilizações específicas. “A revista é baseada na história que aprendemos, mas sem referências específicas, porque nosso intuito é fazer com que a criança traga os elementos da obra para o cotidiano dela. Com o apoio dos professores, as crianças poderão interpretar os elementos da revista e relacioná-los às suas realidades, de forma mais palpável e pedagógica”, elucidou.

Seminário

O Seminário Nacional de Cidadania Fiscal possui coordenação executiva desempenhada pelas Analistas-Tributárias Ana Paula Sacchi Kuhar e Marione Carvalho Ferreira de Lima, além de apoio do setor de Cidadania Fiscal da RFB na 1º Região Fiscal (RF), coordenado pelo Analista-Tributário Reginaldo Pereira de Araújo Sobrinho. O evento teve início nesta terça-feira, dia 19, e seguirá até as 18h de hoje, com programação diversificada, incluindo palestras e dinâmicas.

Sindireceita Seminário Nacional de Cidadania Fiscal 2

Este é o primeiro seminário da RFB a reunir a maioria dos responsáveis executivos diretos pela Cidadania Fiscal do Órgão, de todos os estados e do Distrito Federal. Nesta manhã, o encontro também contou com a presença de professoras do Instituto Federal de Brasília (IFB) e de alunos do curso Gestão Pública da instituição de ensino.

Com a realização do seminário, a Receita Federal busca harmonizar conhecimentos a respeito dos estágios atuais de todos os programas e projetos da Cidadania;  impulsionar os trabalhos do projeto “Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil na Extensão Universitária e na Rede Escolar”, e; fortalecer o trabalhos dos responsáveis pela Cidadania Fiscal nas delegacias e alfândegas da Receita, em especial em suas ações junto aos mais de 490 Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (os NAF), que são parcerias de ensino-aprendizagem entre a Receita e Instituições de Ensino. Conheça todas as iniciativas da RFB no âmbito da Cidadania Fiscal aqui.