Analista-Tributária participa do Congresso da Cidadania Digital em Brasília/DF

A Analista-Tributária coordenadora de Gestão Integrada na Coordenação–Geral de Tecnologia e Segurança da Receita Federal do Brasil (Cotec/RFB), Danielle Carvalho Barbosa, participou entre os dias 16 e 18 de setembro, em Brasília/DF, do Congresso da Cidadania Digital. Barbosa foi uma das painelistas convidadas para discutir o tema “Assinatura eletrônica como instrumento de cidadania digital”.

Desde 2013 na Receita Federal, Danielle Barbosa já participou de atividades, como modelagem e compartilhamento de dados, bancos de dados da RFB, Business Intelligence (BI), convênios e Mapeamento de Processos de Tecnologia da Informação (TI). Também foi responsável pelo projeto de computação cognitiva, que tem caráter estratégico para a Receita Federal e recebeu no ano passado o prêmio Noé Winkler.

O painel foi mediado por Pedro Cardoso, diretor de auditoria e fiscalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e contou com a presença do diretor-presidente do ITI, Enylson Camolesi; e o presidente do Conselho da Associação Nacional de Certificação Digital, Leonardo Gonçalves.

Congresso De Cidadania Digital

Foto: Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI)

Com o tema “Cidadania Digital”, o congresso buscou, após anos de dedicação e análise, trazer à luz todos os benefícios da identificação civil e assinaturas eletrônicas. Além de novidades tecnológicas e aplicações, o evento avança nas discussões para a utilização deste conceito moderno e seguro que já está fazendo parte da vida da sociedade brasileira.

O Congresso da Cidadania Digital foi organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid) e contou com a participação e apoio da Receita Federal do Brasil (RFB), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e da Polícia Federal (PF).