Carta sobre o caos na ARF Teófilo Otoni/MG

Srs. Administradores,

Como já informado anteriormente, estamos trabalhando no limite de nossas capacidades e não estamos dando conta do serviço, principalmente do atendimento. Dias atrás, mais um colega se aposentou e o fluxo de contribuintes que se dirige a esta Agência tem aumentado continuamente.

Agora aproximam-se as férias e nesse período alguns servidores se ausentarão. Nessa época acontece também a inclusão de empresas no Simples Nacional e a corrida de contribuintes para regularizar suas pendências.

Entretanto, desde já, estamos tendo problemas. Os contribuintes querem ser atendidos e quando chegam na Agência, a distribuição de senha encontra-se encerrada. Agrava-se o problema quando no agendamento só conseguem senha para períodos distantes da época que necessitam do atendimento. Assim, instala-se a tensão: agencia lotada, poucos funcionários e contribuintes pressionando para serem atendidos. Constantemente enfrentamos bate-boca nesta unidade. Entre nós é comum o relato de cansaço, desmotivação e falta de perspectiva. Há até mesmo relatos de colegas que por várias noites têm acordado com sonhos (ou será pesadelos) sobre os transtornos passados no atendimento.

Já tivemos uma ocorrência policial e várias ameaças de acionamento da imprensa ou da polícia. No dia 30/11/2011 houve um caso desse, mas até o momento a polícia não apareceu. Estamos expostos a um quadro de desconforto e insegurança no trabalho, que vem se agravando. Será que a Administração da Receita Federal, seja em qual esfera for (Delegacia, Superintendência, Secretaria), espera que aconteça as vias de fato para tomar providencias?

Nossa sensação é que há um descaso com as agências, principalmente com a nossa. Fazemos de tudo, até levar correspondências aos correios. A distribuição de senhas muitas vezes é realizada pelos chefes da agência e do atendimento. Ficamos sem estagiários e sem pessoal de apoio, e só recentemente é que conseguimos uma recepcionista. Em vários momentos deixamos de ir a treinamentos para priorizar o atendimento, pois nossa jurisdição conta com 41 municípios. Um verdadeiro transtorno!

Assistimos à Previdência, que perdeu parte de seus serviços para RFB, abrir novas agências na região, além de contar, na agência local, com muitos funcionários no atendimento. Enquanto nós, que absorvemos aqueles serviços, vemos nosso quadro de funcionários cada dia menor.

Estamos aproveitando essa Nota para dar ciência aos senhores administradores da tensão que estamos passando. Queremos ao mesmo tempo dividir responsabilidades e cobrar providências. Lembramos da frase da ex-secretária Lina afirmando que o atendimento da RFB estava um caos. O tempo passou e de lá pra cá nada vem sendo feito. Nesse vazio administrativo, que esperança de melhoria será dada a nós e que resposta daremos aos contribuintes?

Rommel de Almeida Carvalho

Roselene Moraes Ferreira