Analistas-Tributários e Diretoria Executiva Nacional participam da 1ª Corrida de Rua da Receita Federal

A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita e Analistas-Tributários de vários estados brasileiros participaram neste domingo, 18/11, em Brasília, da 1ª Corrida de Rua da Receita Federal do Brasil em comemoração aos 50 anos do Órgão. A corrida é um dos eventos comemorativo ao aniversário da Receita Federal. Foram cerca de 500 pessoas entre atletas e servidores públicos e o resultado do evento foi tão positivo que os gestores da Receita Federal anunciaram, durante a premiação, a segunda corrida de rua da Receita Federal, que deverá ser realizada no terceiro domingo de novembro de 2019.

A chuva típica desta estação do ano no Distrito Federal parece ter dado ainda mais ânimo aos participantes concentrados desde as 6 horas da manhã na arena da largada na Esplanada dos Ministérios. Vários percursos foram disponibilizados para os participantes, com distâncias de 10 e 5 quilômetros e caminhada de 2,5 km e com participação livre de pessoas de ambos os sexos devidamente inscritas. Os diretores: Odair Ambrosio (de Comunicação) e Moisés Hoyos (de Assuntos Aduaneiros) também participaram da corrida. Pela Receita Federal, além do secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e do coordenador-geral de Gestão de Pessoas (Cogep), Antônio Márcio Aguiar, vários subsecretários prestigiaram o evento.

O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, destacou a 1ª Corrida de Rua da Receita Federal como um evento de promoção da interação entre os servidores da Receita Federal. “Estamos surpresos e felizes com a participação dos servidores e já percebemos a socialização do corpo funcional desde que lançamos a ideia, quando muitos servidores começaram a treinar. Agora durante a realização do evento este espaço dialogal foi ainda maior”, afirmou.

O resultado da 1ª Corrida de Rua da Receita Federal foi tão positivo que o coordenador-geral de Gestão de Pessoas (Cogep), Antônio Márcio Aguiar, anunciou durante a premiação a segunda corrida de rua da Receita Federal, que deverá ser realizada no terceiro domingo de novembro de 2019. “De agora até o ano que vem, teremos muito tempo para preparar para a corrida. Agradecemos e já convidamos para o ano que vem”, convocou.

Durante a premiação, Antônio Márcio Aguiar anunciou a segunda corrida de rua da Receita Federal em 2019

O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas, que correu 5 km, destacou a aproximação entre a sociedade e a Receita Federal entre os bons resultados da 1ª Corrida de Rua da Receita Federal. “A Receita é vista pela maioria da sociedade apenas como um grande cobrador de impostos e esta foi uma oportunidade de estreitar os laços com a sociedade e podemos com isso mostrar que é por meio da Receita Federal que a sociedade tem segurança, saúde, educação. Enfim, as políticas públicas são implementadas a partir do trabalho deste importante Órgão arrecadatório”, enfatizou.

Corrida: ponte para a Receita Federal

Além de ser um evento comemorativo aos 50 anos da RFB, a 1ª Corrida da Receita Federal teve o objetivo de incentivo à prática esportiva, aos hábitos saudáveis e à promoção de saúde para melhor qualidade de vida no trabalho e foi a corrida de rua que abriu as portas da Receita Federal para o Analista-Tributário de Uberlândia, Samuel Marcelino Guedes, funcionário do Órgão há 33 anos. Ele estava treinando corrida na Avenida Santos Dumond em Uberaba e ao ver um aglomerado de pessoas parou para questionar. Ao ser informado que eram inscrições para o primeiro concurso público da Receita Federal, ele aproveitou e fez sua inscrição. “Correndo foi que dei o primeiro passo para entrar na Receita, onde trabalho com muito orgulho”, conta o Analista-Tributário que mantém viva a paixão pelas corridas de rua. Ele faz a São Silvestre há 36 anos. “Além de ser uma prática saudável para o corpo, nos ajuda com equilíbrio mental na dura rotina da Receita Federal” enfatiza. Ele conseguiu fazer os 10 quilômetros em 53 minutos.

Conquistando o segundo lugar no pódio, Paulo Henrique de Sousa, Analista-Tributário, do Piauí, considera correr um desafio. “Sempre estou em busca de atingir metas e melhorar meu tempo. Para isso preciso dar o melhor de mim, tanto no trabalho quanto no esporte. O resultado desta busca incessante é corpo saudável e cabeça sã”, disse.

O Analista-Tributário Fernando de Sousa Menezes, também do Piauí, conseguiu o terceiro lugar na prova dos 10 quilômetros. Ele pratica corridas de rua há dois anos e meio, treinando cinco vezes por semana, e destaca os benefícios para corpo e mente na prática esportiva. “Fiquei feliz com o convite da DEN, pois é importante incentivo à pratica esportiva”, afirmou.

Terceira classificada na prova dos 10 quilômetros feminino, a Analista-Tributária, Ada Fernandes Cordeiro, de Brasília, é adepta às corridas de rua e ciclismo. Durante dois anos ela percorreu toda a América do Sul de bicicleta. Ela destaca a perseverança como maior aliada para quem quer se especializar na arte de correr. “Não tem segredo, alimentação saudável e muito treino, ambos exigem perseverança”, sentenciou.