“Carcará – O Espião do Século XXI”: Analista-Tributário lança livro sobre a utilização de drones no combate a crimes transfronteiriços
O Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil, Bruno de Oliveira, lançou no último dia 26, em Foz do Iguaçu/PR, o livro “Carcará – O Espião do Século XXI”, que trata sobre a realidade dos crimes transfronteiriços no país e a utilização de equipamentos de drones para combatê-los.
No livro, Oliveira narra histórias que mostram o dia a dia do combate ao crime organizado e o contrabando e descaminho na região; e destaca a utilização de drones nas áreas de inteligência, vigilância e reconhecimento de alvos da Receita Federal do Brasil. Além disso, conta como o trabalho com o equipamento foi iniciado, de maneira quase acidental, e descreve como foi a transição até a criação da “Unidade Carcará”, que é reconhecida por autoridades de segurança do mundo todo.
Conhecido como “Bruno Carcará”, o Analista-Tributário atuou na Vigilância e Repressão Aduaneira com emprego de Unmanned Aerial Systems (UAS). Já coordenou centenas de operações aéreas de investigação, identificação e indicação de ilícitos transnacionais. Empregou drones em atividades de Inteligência, Vigilância, Reconhecimento e Aquisição de Alvos na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Foi "ponto focal" da Meta 1 do Projeto Muralha Inteligente até julho de 2023, parceria entre a Receita Federal e a Itaipu, que visa implantar recursos tecnológicos no combate ao descaminho e ao contrabando nos anos de 2021, 2022 e 2023. (Saiba mais)
Em dezembro do ano passado, representando a Instituição na Conferência Mundial de Drones de Emergência, realizada em Paris, recebeu o prêmio de “melhor uso de drone em uma operação policial”. A aeronave, pilotada por Bruno, auxiliou na captura de um integram te de uma facção criminosa em Santa Helena (PR), em julho de 2022. (Saiba mais)
Também foi piloto de Drone em Operações que utilizam o sistema ISTAR (Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance) até fevereiro de 2024. Hoje foca no estudo da Neurociência e Redes Neurais Convolucionais para automatizar os processos de trabalho de investigação criminal com drones.
Receita Federal
A Receita Federal do Brasil (RFB) tem intensificado cada vez mais a utilização do drone em ações de combate ao contrabando e descaminho, bem como o tráfico internacional de drogas nos portos, aeroportos e fronteiras secas do País.
Imagem: RFB
Os equipamentos começaram a ser usados pelo órgão em Foz do Iguaçu em 2019, mas 2021, em parceira com o Parque Tecnológico de Itaipu novas tecnologias foram adicionadas: câmeras de alta resolução, capazes de ampliar até 200 vezes a imagem; e câmeras térmicas capazes de rastrear o calor de veículos e humanos são apenas algumas das aquisições do órgão.
Além disso, a RFB possui um curso próprio para capacitação de seus servidores no uso das aeronaves ofertado pelo seu Centro Nacional de Operações Aéreas. Dentre os tópicos abordados no curso estão legislação, funcionamento das aeronaves, análise de condições meteorológicas e atividades práticas de pilotagem.