Sindireceita participa de Encontro Nacional sobre a PEC 06/2024
Evento foi realizado pelo Instituto MOSAP nesta quarta-feira, dia 16, na Câmara dos Deputados.
A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita, representada pelas diretoras Iêda Miranda (secretária geral) e Marlene Cambraia (Aposentados e Pensionistas), participou nesta quarta-feira, dia 16, do 18º Encontro Nacional de Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, realizado pelo Instituto MOSAP no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O evento teve como pauta a luta pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 06/2024, conhecida como PEC Social.
Além das diretoras da DEN, também participaram do evento, pelo Sindireceita, a ex-presidenta do Sindicato, Sílvia Felismino e Analistas-Tributárias da Delegacia Sindical (DS) de Brasília/DF. O encontro reuniu diversas entidades de representação do serviço público e parlamentares.
A PEC 06 tem como autor o deputado federal Cleber Verde (MDB-MA). O texto prevê a extinção gradual da cobrança da contribuição previdenciária e propõe, ainda, a isenção da contribuição sobre aposentadorias por incapacidade permanente para o trabalho e para aquelas decorrentes de doenças incapacitantes.
União e convergência
Em seu discurso, a diretora Marlene Cambraia destacou a importância da união e convergência visando o apensamento da PEC 06 à PEC 555/2006, que também dispõe sobre a extinção da cobrança mencionada anteriormente, porém de forma imediata, sem previsão de suspensão escalonada. Conforme amplamente noticiado à categoria, o trabalho parlamentar conduzido pelas entidades de representação, entre elas o Sindireceita, tem por objetivo alcançar a marca de 300 requerimentos de apensamento.
Até o momento, 120 deputados e deputadas federais apresentaram requerimentos favoráveis ao apensamento. “Temos que buscar o apensamento. Precisamos vencer essa batalha, ser valorizados e lembrados enquanto aposentados. Nós também movimentamos a economia desse país. Vamos trabalhar juntos, esquecer as divergências e nos unir nesta luta. PEC 06 já!”, declarou Marlene Cambraia. Veja abaixo a íntegra do discurso da diretora de Aposentados e Pensionistas.
Tramitação
A PEC 555 já foi apreciada por Comissão Especial e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara e está pronta para ser votada pelo Plenário da Casa. As entidades e parlamentares favoráveis à PEC Social defendem que a proposta possui maiores chances de aprovação pelo Congresso Nacional e abarca modernizações importantes em relação à PEC 555. Assim, caso a PEC Social seja apensada à PEC 555, sua tramitação ocorrerá de forma célere, pois não precisará tramitar nas comissões acima mencionadas e será encaminhada diretamente para votação, em dois turnos, pelo Plenário da Câmara. Se aprovada, PEC 06 seguirá para o Senado Federal.
Em sua explanação, o presidente do Instituto MOSAP, Edison Haubert detalhou aspectos relacionados à tramitação da PEC e reforçou que o avanço do texto na Câmara depende do esforço contínuo das representações envolvidas na luta pela aprovação da proposta. “A PEC depende do nosso trabalho contínuo na busca de apoio e decisão dos parlamentares em fazerem o requerimento de apensamento ao presidente da Câmara, Arthur Lira, que nos colocou essa marca de 300 requerimentos. Para a aprovação da proposta, aqui na Câmara, são necessários 308 votos, em dois turnos de votação. Então, se continuarmos com o nosso trabalho, podemos conseguir mais de 308 requerimentos”, avaliou.
Impactos positivos
De acordo com o deputado federal Cleber Verde, primeiro signatário da PEC Social na Câmara, a matéria representa uma questão de justiça aos servidores e servidoras públicas aposentados(as) e aos pensionistas do Brasil. “A cobrança sobre a contribuição previdência foi colocada de forma provisória, no passado. Porém, o que era provisório se tornou definitivo. Essa taxação é um verdadeiro confisco da renda dos aposentados. Nós apresentamos a PEC 06 por entendemos que ela é uma proposta muito razoável, muito legítima e justa”, disse.
Segundo o parlamentar, a aprovação da PEC acarretará resultados positivos à economia nacional. “Quando conseguirmos votar essa matéria e diminuir essa contribuição, qual é a lógica que vamos ter? O aumento do consumo, o fomento da economia e o aumento do PIB, porque os bens e serviços certamente vão crescer em nosso país. O recurso vai estar na mão do aposentado e ele vai utilizá-lo da melhor forma possível para fomentar a nossa economia. Esse é o nosso entendimento”, afirmou.
Ao final de sua explanação, Cleber Verde reforçou a importância do trabalho parlamentar conduzido pelas entidades favoráveis à PEC 06. O deputado ressaltou que é fundamental o diálogo com o governo e com os congressistas, no sentido de mostrar a importância da votação e aprovação do texto. Confira abaixo a íntegra do evento, transmitido pela Câmara dos Deputados.
Confira abaixo mais notícias do Sindireceita sobre a luta pela aprovação da PEC 06/2024.
Sindireceita participa de Assembleia Geral do Instituto MOSAP
Diretora Marlene Cambraia convida a categoria para Encontro Nacional sobre a PEC 06/2024
PEC 06 já conta com 94 requerimentos de apensamento à PEC 555
Sindireceita debate PEC 06 e Reforma da Previdência em encontro promovido pelo Instituto MOSAP
Sindireceita participa do Encontro Regional do MOSAP em Prol da PEC 06/2024
PEC Social: Sindireceita realiza trabalho parlamentar em prol da PEC nº 6/2024
Temas
Mais notícias sobre os temas
Sindireceita participa de audiência pública sobre reforma administrativa com representantes do MGI
“O objetivo não é afetar os servidores e as servidoras, uma lógica muito forte na PEC 32, que era punitivista, estimulava competição, e a redução do Estado.”, disse Esther Dweck durante encontro
17 de outubro de 2024 às 15:51
Sindireceita participa do Seminário “A Reforma Administrativa”
Evento foi promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.
17 de outubro de 2024 às 15:51
PEC 06 alcança 300 requerimentos
Proposta dispõe sobre a extinção escalonada da contribuição previdenciária dos servidores(as) aposentados(as) e pensionistas.
17 de outubro de 2024 às 15:51
Sindireceita se reúne com deputado Sóstenes Cavalcante (PL) para tratar PEC 06
As entidades solicitaram o apoio do parlamentar para dar andamento à tramitação da PEC 06 - conhecida como PEC Social, que prevê a extinção escalonada da contribuição previdenciária para aposentados e pensionistas
17 de outubro de 2024 às 15:51
Sindireceita se reúne com deputada Erika Kokay para tratar pautas da categoria
Diretoria busca apoio político para avanço das negociações com o MGI e debate temas como a PEC 06/2024 e a reforma administrativa
17 de outubro de 2024 às 15:51
Sindireceita participa do ato “Urgência da PEC 06/2024 no Cenário Atual”, na Câmara dos Deputados
Na ocasião, a secretária-geral da DEN, Ieda Miranda defendeu o engajamento das entidades e a mobilização parlamentar pela aprovação da PEC.
17 de outubro de 2024 às 15:51