Analistas-Tributários em ação nos correios

 


Analistas-Tributários realizam operações em várias unidades dos Correios e Transportadoras




A remessa de produtos através dos Correios e das Transportadoras (encomendas) é uma das muitas fórmulas encontradas para o envio de mercadorias em descaminho e, até mesmo, contrabando. Muitas unidades da Receita Federal do Brasil (RFB) não realizam esta fiscalização, porém em outras essas remessas recebem uma atenção especial, devido a intensificação dessa rota para a prática de descaminho e, até, de contrabando. A prática usual é a clonagem de notas fiscais e/ou notas fiscais frias (com aparência de verdadeiras). A experiência dos Analistas-Tributários é importante para identificar tais práticas delituosas que transcende o crime de descaminho ou contrabando, pois envolve adulteração e/ou falsificação de documento fiscal.

As equipes de vigilância e repressão, composta também por Analistas-Tributários, além de outras categorias funcionais, realizam operações, as chamadas OVR, em várias unidades dos Correios e Transportadoras.

No sábado (26) e na segunda-feira (28) a equipe da DIREP 9.ª RF realizou mais uma operação de vigilância e repressão na CTE - Centro de Tratamento de Encomendas dos Correios em Curitiba/PR. A fiscalização resultou em 43 volumes apreendidos para investigação e possível pena de perdimento. As mercadorias estão avaliadas em R$ 60 mil (cerca de U$$ 35 mil). As operações ocorrem, pelo menos, duas vezes por semana, sempre com apreensões significativas.