Principais Mapeamentos de Processos de Trabalho da Aduana estão disponíveis no Aplicativo do Sindireceita

A Diretoria Executiva Nacional por meio da sua Diretoria de Assuntos Aduaneiros disponibiliza a partir de hoje no Aplicativo do Sindireceita os principais Mapeamentos de Processos de Trabalho da Aduana.

Os Mapeamentos relacionados com a IMPORTAÇÃO, EXPORTAÇÃO, TRÂNSITO, HABILITAÇÃO, VIGILÂNCIA/REPRESSÃO, ALFANDEGAMENTO e BAGAGEM são os primeiros disponibilizados para consulta, via celular, indicando atividades que compõem os macroprocessos de trabalho e quais os cargos podem exercê-las.

O Aplicativo do Sindireceita pode ser baixado no Google Play. Os Analistas-Tributários que já utilizam o sistema precisam atualizar o aplicativo para acessar os arquivos do Mapeamento. A atualização para o Android (Samsung) já disponível e a do iPhone será disponibilizada a partir de segunda-feira, dia 4. "Nosso objetivo é incluir no Aplicativo do Sindireceita todos os Mapeamentos de Processo de Trabalho da Aduana e Tributos Internos, para que o Analista-Tributário possa consultar de forma rápida e simples informações sobre quem pode realizar determinada atividade", afirmou o diretor de Assuntos Aduaneiros, Moisés Hoyos.

O diretor de Assuntos Aduaneiros, Moisés Hoyos, ressalta ainda que foi disponibilizado um canal de comunicação no aplicativo para que o Analista-Tributário possa enviar sugestões e, principalmente, denunciar alguma situação que esteja ocorrendo na sua unidade e que contrarie as determinações do Mapeamento. “Contamos com a participação dos Analistas-Tributários para que a Diretoria, a partir dessa comunicação, possa agir quando o Mapeamento estiver sendo descumprido", reforçou.

O filiado, ao consultar o Mapeamento de Processos de Trabalho de seu interesse, também poderá enviar mensagens para a Diretoria de Assuntos Aduaneiros. As mensagens podem ser de sugestões, denúncias de não cumprimento do que determina o Mapeamento ou mesmo a indicação de algum erro no aplicativo.

A Diretoria de Assuntos Aduaneiros informa que outros Mapeamentos de Processos de Trabalhos serão incluídos paulatinamente no aplicativo, e ao final os Analistas-Tributários terão na palma de sua mão um resumo de todas as atividades mapeadas e quem pode executá-las, tudo de forma resumida e clara.