Analistas-Tributários participam de apreensão de maconha em ônibus de linha na Operação Muralha

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram da apreensão de um homem transportando maconha no período da noite desta segunda-feira (06). A apreensão ocorreu durante ações realizadas no âmbito da Operação Muralha ao lado da praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu/PR, em ação conjunta com policiais do BPFron.

Por volta das 20h, foi abordado um ônibus de linha que fazia o trecho Foz do Iguaçu – São Paulo/SP. Após suspeitar de algumas bagagens, durante revista no bagageiro inferior do coletivo, os servidores acionaram o cão de faro que prontamente ficou inquieto diante de uma das malas. Procedeu-se então uma inspeção minuciosa que revelou 5 tabletes de substância análoga à maconha. Foi então identificado o proprietário da bagagem, um homem de 23 anos, que confessou ter vindo de São Paulo/SP pegar a droga no Paraguai e que receberia R$ 1 mil para transportá-la até depois do pedágio. Além disto, informou que o proprietário da droga estaria seguindo o ônibus e que ligaria para ele após a droga passar pela barreira da RF.

A droga totalizou 13,325 quilos e foi encaminhada, juntamente com o passageiro, para a Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu para os procedimentos cabíveis.

A Operação Muralha, que envolve servidores da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Paraná, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Marinha e Exército brasileiros, teve início no dia 3 de maio, sem prazo de encerramento.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.