Analistas-Tributários participam da maior apreensão de madeira ilegal no Amazonas

Analistas-Tributários participam da maior apreensão de madeira ilegal no Amazonas

O grupo de repressão da Receita Federal no Amazonas, integrado por Analistas-Tributários e outros servidores, apreendeu nessa última sexta-feira (15) dez contêineres com 280 toneladas de madeiras que seriam exportadas ilegalmente para a Bahia. A apreensão aconteceu durante uma fiscalização de rotina em um porto da Zona Sul de Manaus. Outros 140 containers com carregamento de madeira são alvos da operação.

A operação conjunta entre a Receita Federal, o Ibama e a Polícia Federal deverá continuar nos dois portos particulares localizados na Zona Sul de Manaus. A madeira apreendida será doada para o Exército e Instituições filantrópicas.

Como funcionava o esquema

De acordo com o Ibama, a empresa extraía a madeira de uma área de manejo na divisa do Amazonas e Roraima e emitia o Documento de Origem Florestal (DOF) até receber a autorização impressa em papel. A exportadora cancelava o DOF para constar no sistema do Ibama que ainda tinha área para explorar no plano de manejo florestal, mas utilizava o documento inválido para burlar a fiscalização nas estradas até chegar ao porto de exportação.

WhatsApp Image 2017 12 15 at 19.22.11 1024x768


O chefe de fiscalização do Ibama, Hugo Loss, disse que os responsáveis terão que explicar como inseriam informações falsas no sistema de documentação florestal e também sobre o transporte de madeira ilegal. "Os criminosos também informavam na documentação que estavam exportando uma espécie de madeira, quando na verdade era outra, conforme analisado pelos técnicos do Ibama que constataram também esse tipo de fraude", disse. (Com informações do G1 Amazonas).