Analistas-Tributários da RFB participam da retenção de telefones celulares na BR-277, no Paraná

Analistas-Tributários da RFB participam da retenção de telefones celulares na BR-277, no Paraná

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil participaram na noite de ontem, dia 15, durante fiscalização de rotina no âmbito da Operação Muralha, da retenção de 121 smartphones descaminhados, ocultos dentro de galões de cloro em gel e amaciante de roupas na BR-277, no Paraná.

Um ônibus da linha Foz do Iguaçu/São Paulo foi parado na barreira da BR 277, próximo ao pedágio de São Miguel do Iguaçu, por volta das 20h. No bagageiro do veículo, a fiscalização encontrou alguns galões de 20 litros que deveriam conter amaciante de roupas e cloro em gel. Os servidores verificaram que além do peso não condizer com o que estava registrado na nota fiscal, o que deveria ser líquido aparentava ser sólido. Os galões foram encaminhados ao scanner. Dentro das embalagens lacradas, foram descobertos 121 telefones celulares de modelos diferentes.



As mercadorias foram encaminhadas à Alfândega da Receita Federal de Foz do Iguaçu para os procedimentos legais cabíveis. A retenção foi valorada em R$ 51 mil. A empresa emissora da nota fiscal será representada ao Ministério Público para apuração dos ilícitos.
A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.

A Operação Muralha, desenvolvida na região de fronteira dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul com o Paraguai, iniciou sua primeira fase em 2019 no último dia 12 de maio. As ações acontecem nas barreiras fixas montadas em São Miguel do Iguaçu/PR, próximo ao pedágio, e na PR-163 em Guaíra/PR com revezamento de equipes nas 24h do dia. Nas estradas vicinais, lago do reservatório de Itaipu, Rio Paraná e em toda a região de fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, a Operação Muralha acontece por meio de incursões das equipes volantes de prontidão.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.

A Operação Muralha é coordenada pela Receita Federal em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Marinha, Aeronáutica, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil e Departamento de Inteligência do Estado do Paraná – DIEP), Justiça Estadual e Ministério Público Estadual da Comarca de São Miguel do Iguaçu. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR)