Analistas-Tributários atuam na retenção de 99 besouros vivos no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na retenção de 99 besouros vivos na madrugada do último sábado, dia 29, no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Os insetos estavam escondidos em embalagens plásticas com orifícios dentro da bagagem de um passageiro japonês, que tentava embarcar em voo para Bangkok, na Tailândia.

Os servidores constataram a presença dos insetos durante a fiscalização da bagagem do passageiro e verificaram a presença de espécies brasileiras, entre elas o besouro rinoceronte, considerada uma das maiores do mundo. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi acionado, na ocasião.

O passageiro, que alegou ser colecionador de insetos, foi levado para a Polícia Federal (PF) e assinou um termo circunstanciado. O homem foi posteriormente liberado e responderá por crime ambiental.