Analistas-Tributários atuam na apreensão de quase 724 toneladas de mercadorias contrafeitas na Alfândega no Porto de Itaguaí

Analistas-Tributários atuam na apreensão de quase 724 toneladas de mercadorias contrafeitas na Alfândega no Porto de Itaguaí

Analistas-Tributários da Alfândega da Receita Federal no Porto de Itaguaí (ALF/IGI) atuaram na apreensão de quase 724 toneladas de mercadorias contrafeitas no último dia 30 de março. A maior parte da apreensão foi de brinquedos, que seguiriam em trânsito aduaneiro para o Paraguai e a Bolívia.

As mercadorias foram bloqueadas pelo setor de risco da ALF/IGI por suspeita de diversos ilícitos aduaneiros, como falsificação, ocultação de real adquirente e uso de documento falso.

Na fiscalização, foi confirmada a presença das mercadorias consideradas contrafeitas, mas não foi possível a comprovação de outros ilícitos por ausência de força probatória, pois, uma vez descobertos, os consignatários estrangeiros abandonaram o material.

O auto de infração foi lavrado e o valor das mercadorias apreendidas alcançou mais de R$ 225 milhões.

A ação é consequência da força-tarefa composta pela Superintendência Regional da Receita Federal na 7ª Região Fiscal (SRRF07) e suas Divisões na fiscalização aduaneira empreendida no Porto de Itaguaí desde fevereiro de 2018. No acumulado, a retenção e a apreensão já chegam a mais de 9.112 toneladas em mercadorias e um valor total de mais de R$ 1.800.000.000. (Com informações da Receita Federal do Brasil).



Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.

Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país.

Nosso objetivo é facilitar e manter a segurança do fluxo do comércio internacional por nossas fronteiras.

#sindireceita #analista-tributário #receitafederal #Aduana #Apreensão #Fronteira