Analistas-Tributários atuam em apreensão de 519 kg de cocaína em duas cargas de exportação no Porto de Santos

Analistas-Tributários atuam em apreensão de 519 kg de cocaína em duas cargas de exportação no Porto de Santos

Em ação iniciada na madrugada desta quinta-feira, dia 21 de maio, Analistas-Tributários das equipes da Alfândega da Receita Federal em Santos atuaram na localização de 519 kg de cocaína escondidos em duas cargas prestes a serem exportadas.



A primeira apreensão ocorreu durante trabalho regular em um dos terminais de contêineres localizados no Porto de Santos, onde foram encontrados 146 kg de cocaína ocultos em um carregamento de açúcar. O destino final da carga seria a Costa do Marfim, mas com transbordo no porto de Antuérpia, na Bélgica.

Em função das características observadas na ação, suspeita-se ter ocorrido a técnica criminosa denominada “Rip-Off modality”, em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.

Na segunda apreensão, uma carga de três geradores, um compressor e uma unidade de ar comprimido, a droga estava escondida dentro dos equipamentos. Foram encontrados 373 kg de cocaína. O destino final seria o Porto de Lataquia, na Síria.



Dada a dificuldade apresentada para a retirada da droga, os trabalhos foram concluídos somente no final da tarde do dia 21.

Nas duas apreensões, a seleção para conferência foi feita através de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por escâner e utilização dos cães de faro da Unidade.

A droga interceptada pela Alfândega foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou a operação a partir de sua localização e prosseguirá com as investigações a partir das informações fornecidas pela Receita Federal. (Com informações da Receita Federal do Brasil)



Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.

Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país.

#sindireceita #analistatributário #receitafederal #aduana #apreensão #fronteira