Analistas-Tributários atuam em apreensão de skunk no aeroporto de Manaus

O Serviço de Vigilância e Repressão ao Combate ao Contrabando e Descaminho da Alfândega do Porto de Manaus (Serep), com atuação de Analistas-Tributários, na tarde do dia 23 de junho, realizou operação no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes que resultou na apreensão de 3 quilos de skunk. Uma pessoa foi presa.

Durante operação de controle aduaneiro no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, com ação da Equipe K9 da Receita Federal, a equipe do Serep identificou uma mala com suspeita de conter drogas. Ao serem submetidas ao procedimento de escaneamento, não foi possível identificar a presença de material orgânico, o que comprovaria a suspeita, contudo o agente canino da Receita Federal, o cão Odin, manteve a insistência do alerta para a presença de drogas na mala.

Na presença da pessoa responsável, foi realizada a verificação física da bagagem suspeita. Após a retirada de todos os materiais e produtos contidos no interior da mala não se constatou a existência de nenhuma droga, mas mesmo assim o agente canino permanecia indicando a suspeita.

Em um procedimento mais invasivo, a equipe do Serep percebeu um fundo falso na mala, momento em que se encontrou 3 quilos de skunk, ardilosamente embalados para tentar enganar a fiscalização.

Os procedimentos realizados pela Receita Federal foram acompanhados pela Polícia Federal. A passageira responsável pela mala foi presa e estava saindo de Manaus com destino ao Aeroporto do Rio de Janeiro.

O valor da droga apreendida é de aproximadamente R$ 120 mil, de acordo com a declaração da pessoa que foi presa.

(Com informações da Receita Federal).

ATRFB em ação

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.

Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país.

#sindireceita #analistatributário #receitafederal #Aduana #Apreensão #Fronteira