Analistas-Tributários atuam em operação de combate à sonegação de Imposto de Renda (IR) em Salvador/BA

Analistas-Tributários atuam em operação de combate à sonegação de Imposto de Renda (IR) em Salvador/BA

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram nesta quinta-feira, dia 11, em conjunto com a Polícia Federal (PF), em operação de combate à sonegação de Imposto de Renda (IR) em Salvador/BA.

A investigação, que iniciou-se em 2020, aponta que contribuintes colaboraram com a fraude ao indicar novos clientes aos mentores do esquema, o que pode ter gerado um efeito manada dentro de seus respectivos ambientes de trabalho.

O esquema envolvia declarações elaboradas com informações forjadas de pensões alimentícias, despesas de saúde e de instrução do titular e dependentes. Com isso, os contribuintes investigados tinham redução do imposto a pagar ou aumento do imposto a restituir.

A Receita Federal estima que o prejuízo aos cofres públicos seria de cerca de R$ 16,3 milhões. A decisão judicial foi expedida pelo Juízo da 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Bahia.

O caso continuará sendo investigado pela PF e Ministério Público Federal (MPF) para apurar os mentores da fraude, quem contribuiu com eles e o grau de participação de cada um. Os investigados podem responder pela prática de crime contra a ordem tributária, com pena de até 5 anos de reclusão.

Fonte: G1

 

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.