Solenidade no Palácio da Cultura inicia Semana Original em Boa Vista/RR

Boa Vista/RR recebe a partir desta terça-feira, dia 19,  a Semana Original promovida pelo Sindireceita e pela Delegacia da Receita Federal. Diversas ações educativas de combate à pirataria acontecem até o dia 21 na capital de Roraima. Nos dias 22 e 23 de novembro o evento será encerrado em Pacaraima, município brasileiro na fronteira com a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén.


Durante coletiva de imprensa, realizada no Centro de Atendimento ao Contribuinte em Boa Vista, a presidenta do Sindireceita, Silvia de Alencar, apresentou os objetivos da "Semana Original". “Esse evento faz parte da campanha “Viva a Originalidade: Pirata Tô Fora”, promovida pelo Sindireceita desde 2005 e nosso objetivo é sensibilizar à sociedade e os governos dos malefícios da pirataria e do contrabando para o Brasil”.


O Sindireceita é membro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça (CNCP/MJ) e por meio de sua presidente, declarou aos jornalistas que deseja que Boa Vista assine o protocolo “Cidade Livre de Pirataria” que foi proposto pelo CNCP/MJ. “Até o momento a prefeitura não respondeu o convite feito pelo CNCP, esperamos então que essa semana contribua para esta importante decisão da Prefeitura de Boa Vista”, cobrou Silvia de Alencar.


Participando também da coletiva o delegado da Receita Federal em Boa Vista, Omar Rubim, enalteceu a parceria com os Analistas-Tributários nesse combate contra a pirataria e informou que em 2013 já foram apreendidas mais de 50 mil peças de roupas falsificadas nas cidades de Roraima que fazem fronteira com a Venezuela e Guiana Inglesa, quantidade que superou o total de 35 mil peças do ano de 2012. “Vamos buscar de todas as formas que Boa Vista faça parte do projeto Cidade Livre de Pirataria do CNCP, pois esse mal precisa ser combatido de todas as formas possíveis e a prefeitura precisa participar” declarou Omar.


A “Semana Original” começará com a solenidade de abertura que ocorre a partir das 9h, horário local, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, com a presença de diversas autoridades e representantes de entidades, como a presidenta do Sindireceita, Silvia de Alencar, o Chefe da Controladoria Geral da União, Max Tulio, o reitor da Universidade Federal de Roraima, Raimundo Nonato Carneiro, o secretário de Estado do Índio de Roraima, Francisco Roberto, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima, Rivaldo Neves, a presidenta do Sindicato dos Artesãos de Roraima, Maria Luiza Vieira Campos, entre outros.


À tarde, serão distribuídas cartilhas “Pirata: Tô fora!” do Sindireceita no Centro Comercial Caxambu para informar aos comerciantes e à população em geral sobre os problemas ocasionados à sociedade pela venda e compra de produtos piratas e contrabandeados.