Analistas-Tributários participam de apreensão de grande quantidade de mercadorias estrangeiras

Apreensão 700 mil em mercadorias 1 (6)

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil e demais servidores do órgão apreenderam, nessa quinta-feira, dia 22, um ônibus que transportava, em fundo falso, grande quantidade de mercadorias estrangeira, avaliadas em R$ 700 mil. Os produtos entrariam irregularmente no território nacional, mas foi retido pela ação que faz parte da Operação Fronteira Blindada.

O ônibus de turismo trafegava pelo centro de Foz do Iguaçu/PR e foi abordado pelos servidores, no Posto de Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, em Santa Terezinha de Itaipu/PR. Durante a fiscalização, verificou-se que a licença de viagem do veículo expedida pela ANTT era falsa, o que gerou desconfiança de que tinha algo errado no coletivo.

Apreensão 700 mil em mercadorias 1 (5)

Após a suspeita de irregularidade, o ônibus foi conduzido até o Porto Seco de Foz do Iguaçu, onde foi realizada inspeção pelo escaner da fiscalização. As imagens mostraram um possível fundo falso no compartimento da bateria. O veículo foi encaminhado para a sede da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR, onde foi aberto o compartimento falso. Foi encontrada grande quantidade de equipamentos de informática, principalmente pen-drives e dispositivos de memórias.

Além da lavratura dos autos de infração das mercadorias e do ônibus visando à aplicação da pena de perdimento, será também enviada Representação Fiscal para Fins Penais ao Ministério Público Federal. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu/PR)