Sindireceita discute as atribuições e a identidade dos Analistas-Tributários com os colegas da Bahia

Assembleia na DRF Vitoria-da-Conquista

O diretor de Defesa Profissional do Sindireceita, Alexandre Magno Cruz Pereira, discutiu as atribuições e a identidade dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, mediante a utilização do resultado do Mapeamento de Processos de Trabalho da RFB publicado no sistema Aris, com os colegas ATRFB filiados da Delegacia Sindical do Sul da Bahia, nos dias 08 e 09 de maio, da Delegacia Sindical de Feira de Santana, no dia 11 de maio, e da Delegacia Sindical de Salvador, no dia 12 de maio.

Ao falar sobre o Mapeamento de Processos de Trabalho da RFB em cada uma das unidades da RFB visitadas na Bahia, Alexandre Magno destacou o papel profissional do Analista-Tributário na Receita Federal do Brasil, como servidor qualificado de nível superior, que, uma vez integrante da carreira específica de que trata o inciso XXII do art. 37 da Constituição da República de 1988, exerce atividades essenciais ao funcionamento do Estado, demonstrando aos colegas presentes nas assembleias locais os processos de trabalho da RFB onde há esse reconhecimento expresso, inclusive com poder decisório conforme suas atribuições definidas na Lei 10.593/2002, e no CTN.

]

Reunião com Inspetoria em Ilhéus

Na oportunidade, o diretor Alexandre Magno fez ampla exposição sobre a história do cargo dos Analistas-Tributários e suas atribuições ao longo do tempo, prestando diversos esclarecimentos aos ATRFB sobre a aplicação dos resultados do Mapeamento às suas rotinas de trabalho e pautando a necessidade de cada colega assumir sua identidade profissional como forma de enfrentar os desafios lançados à Instituição para superar a crise fiscal brasileira.

Reunião na Delegacia em Itabuna/BA

A visita aos colegas da Bahia encerrou no dia 12 de maio com a realização do seminário Mapeamento de Processos de Trabalho da RFB, promovida pela DS Salvador.

Além de conversar com os Analistas-Tributários nas assembleias locais, o diretor Alexandre Magno e o delegado sindical do Sul da Bahia, Tarcísio Luiz Matos de Almeida, e seu adjunto, Silio Dutra Barreto, reuniram-se com cada titular das unidades da Receita Federal visitadas, requerendo a aplicação da Portaria RFB 554, de 2016: no dia 08 de maio na DRF/Vitória da Conquista, com o delegado André Silva Reis; na manhã do dia 09 de maio na DRF/Itabuna, com o delegado Geovânio Correia Brito e os Analistas-Tributários Giuliano Bruno Neves de Lima e Kléber Brandão Argôlo; e no período da tarde do dia 09 de maio na IRF/Ilhéus, com o inspetor Osmar Expedito Madeira Júnior e o Analista-Tributário Leandro Evangelista de Souza. No dia 11 de maio, já com o delegado sindical de Salvador, Jaildson Bomfim Gonçalves, o diretor Alexandre Magno reuniu-se também com o delegado-adjunto da DRF/Feira de Santana, Gean Barreto de Melo, e, no dia 12 de maio, na DRF/Salvador, com o ex-delegado Raimundo Pires de Santana Filho e o atual delegado recém nomeado João Vicente Velloso Silva.