Carta aberta à presidenta Dilma demonstra que a chamada dos excedentes repercutirá positivamente em todos os setores do país

O professor, escritor e juiz federal/RJ William Douglas, divulgou em seu Blog uma carta aberta à presidenta Dilma sobre a solução existente para que o país tenha um aumento real na arrecadação: a contratação de mais Analistas-Tributários.


O juiz ressalta que, em 2007, apenas 7.741 Analistas Tributários na Receita Federal do Brasil atuavam no país e que hoje, seis anos depois, mesmo com o incremento da atividade econômica, são somente 7.449. “Isso significa que temos menos servidores da receita e mais empresas, o que facilita a sonegação e prejudica o país assim como as empresas honestas. Pior, existem 16.999 cargos criados pela Portaria nº 1.953, e somente 7.449 cargos providos até o momento, correspondendo a 44,82% do número total”, explicou.


Ao apresentar também o número de vacância nos últimos três anos (946 cargos), o professor demonstra que a quantidade de nomeados do último concurso para Analista-Tributário (765) não é suficiente para recompor o quadro. “Em 2013 já houve a vacância de 374 cargos, o que aprofunda o quadro de falta de servidores até o fim deste ano. Ao lado disso, temos candidatos excedentes aprovados do último concurso para o cargo de Analista-Tributário que esperam o momento de serem nomeados”, revelou.


William Douglas pede que a presidenta Dilma aproveite os candidatos já aprovados e não deixe os cargos criados por lei sem preenchimento. Ele explica que a chamada de todos os aprovados não se traduz em encargos financeiros, mas em um grande avanço para o desenvolvimento nacional. “São 9.438 vagas em aberto para Analista-Tributário, o que representa 39,82% de todos os cargos vagos no Ministério da Fazenda. Cada um desses servidores dará "lucro" ao país ao acelerar os trâmites de arrecadação”, afirmou.


Veja a publicação na íntegra.