Lutar pela democracia é lutar pelo Brasil

Quando as principais personalidades do mundo político, artistas, juristas, pesquisadores e intelectuais se manifestam publicamente e saem em defesa da democracia é porque a democracia brasileira está em risco.

Quando a mais alta corte do país, o Supremo Tribunal Federal (STF), se vê obrigada a conduzir uma investigação por se tornar alvo de ataques de grupos extremistas que ameaçam até mesmo a integridade física de seus ministros, as instituições democráticas estão sob ataque.

Quando, recorrentemente, as Forças Armadas são chamadas a se posicionar publicamente sobre a garantia do Estado Democrático de Direito é porque a democracia está morrendo.

Quando grupos extremistas e paramilitares atacam abertamente as instituições de arma em punho, ameaçam a paz e afrontam a ordem constitucional com palavras de ordem, adereços e bandeiras próprias do nazismo e do fascismo, sem sofrer qualquer punição, aproximamo-nos perigosamente da barbárie.

Quando o racismo, a homofobia e a xenofobia escancaram seus dentes em praça pública, os valores democráticos e civilizatórios são aviltados, e cada um de nós, brasileiros, de todas as raças e credos, de todas as orientações sexuais, negros, mulatos, indígenas, oriundos ou descendentes dos muitos povos estrangeiros que ajudaram a construir esse país plural é atacado em sua dignidade.

É chegada a hora de dizermos BASTA! A esmagadora maioria da população brasileira não participa, não concorda e não deseja que o país seja tragado por inconsequentes e irresponsáveis. Ou lutamos pela democracia, ou voltaremos às trevas do autoritarismo, do abuso de poder e da corrupção deslavada, acobertada por um regime de exceção.

A comunidade internacional assiste perplexa à escalada do absurdo que toma conta do Brasil, à passividade e, o que é pior, à conivência de autoridades públicas com movimentos extremistas que afrontam a vida e a liberdade da quase totalidade de brasileiros que desejam viver em paz, em democracia e sob a garantia da lei.

A democracia nunca foi um caminho fácil, mas é o único que nos garante minimamente direitos fundamentais como os da preservação da vida, da livre busca pela felicidade e da liberdade. Já avançamos duas décadas no século XXI e temos o dever, como nação, de rechaçar o regresso histórico ao passado.

Os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, servidores de Estado, representados por seu sindicato, o Sindireceita, expressam publicamente sua preocupação com os rumos da democracia brasileira, e se unem à mobilização nacional, apartidária, em defesa da democracia e dos valores civilizatórios.

Somos servidores do Estado, não de governos. Governos passam, se alternam, expressam a cada ciclo a vontade popular, erram e acertam. Devemos respeitar a vontade popular sem, contudo, permitir a qualquer governante avançar sobre os valores democráticos e a independência institucional, que se colocam acima de qualquer governante e de qualquer cidadão.

É hora de todas as brasileiras e brasileiros comprometidos com os valores democráticos e civilizatórios se unirem em defesa do Estado Democrático de Direito.

Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita