Estudo do Sindireceita relata que não há descontrole de gastos com pessoal nos últimos dez anos

Estudo do Sindireceita relata que não há descontrole de gastos com pessoal nos últimos dez anos


 


Estudo do Sindireceita intitulado “O Mito do Descontrole de Gastos com Pessoal” contraria a tese de alguns economistas e analistas políticos sobre o descontrole de gastos com servidores públicos federais nos últimos dez anos.


O estudo utiliza indicadores como o Produto Interno Produto (PIB) e a Receita Corrente Líquida (RCL), que mede a diferença entre o total arrecadado pela União, a soma das transferências para estados e municípios, além da contribuição para o PIS/PASEP e dos benefícios previdenciários.


Conforme o levantamento, nos últimos dez anos, a média da Receita Corrente Líquida comprometida com gastos de pessoal ficou em 34,73%, valor bem abaixo do limite fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com despesa da União, que é de 50%.


De acordo com o diretor de Estudos Técnicos do Sindireceita, o Analista-Tributário Alcione de Souza Policarpo, no governo Lula, mesmo havendo um crescimento de quase 22% no número de servidores ativos, houve queda no comprometimento da Receita Corrente Líquida.


Ouça aqui a matéria na íntegra.


Veja aqui o estudo completo.