Analista-Tributário concede entrevista e orienta contribuintes em Rondônia

Analista-Tributário concede entrevista e orienta contribuintes em Rondônia

A menos de 30 dias para encerrar o prazo para entrega da declaração do imposto de renda, quase 70% dos 168 mil contribuintes de Rondônia ainda não prestaram contas dos rendimentos de 2012 à Receita Federal. Segundo Francisco Pinto, Analista-Tributário da Receita Federal, o número de declarações está 1% a mais se comparado ao mesmo período do ano passado. O prazo final encerra dia 30 de abril. Em 2012, 160 mil declarações foram recebidas pela Receita Federal. "Ano passado, a Receita recebeu oito milhões de declarações, a nível Brasil, a 10 dias para o encerramento", afirma Francisco. Segundo o Analista-Tributário, é normal o contribuinte deixar para a data limite. No entanto, Francisco alerta para risco de queda da internet e até congestionamento no site. "O sistema está célere e funcionando normalmente. Quem fizer a declaração agora, não terá problemas e as dúvidas podem ser tiradas ligando no 146", explica o Analista-Tributário.


Segundo o Analista-Tributário da Receita Federal, Francisco Pinto,  o número de declarações está 1% a mais se comparado ao mesmo período do ano passado.


Segundo o Analista-Tributário da Receita Federal, Francisco Pinto, o número de declarações está 1% a mais se comparado ao mesmo período do ano passado.


Francisco ressalta que o contribuinte que recebeu precatórios em 2012 precisa observar os campos na hora de preencher a declaração para não incorrer em erro. "Desde 2010, a Receita Federal privilegia quem recebeu precatório, mas é preciso atenção e preencher corretamente ou não conseguirá a restituição posteriormente", diz. Segundo Francisco, não é obrigatório informar o número do recibo da declaração 2012, mas se informado é aumentará a segurança da declaração válida. (Com informações do Portal G1 Rondônia)

Assista a reportagem completa. 

Leia a reportagem completa.