Analista-Tributário destaca novidades para Declaração do Imposto de Renda 2014

O Delegado Sindical do Sindireceita em Porto Velho/RO, Analista Tributário Francisco Pinto de Souza concedeu entrevista ao telejornal Bom dia Amazônia, afiliada da Rede Globo para esclarecer dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda que inicia hoje, dia 06. Segundo Souza, o contribuinte bem informado consegue efetuar o procedimento da Declaração sozinho, do contrário, é necessário consultar um contador especializado.

O Analista-Tributário destacou o incremento de 4,5% nas tabelas do imposto de 2014. “Este ano, é obrigatória a declaração daqueles que tiverem rendimento tributário superior de R$25.661,70, quem tiver rendimento isento e não tributável e tributação exclusiva acima de R$40 mil, igual ao ano passado. E, aqueles que tiveram patrimônio pelo valor de custo acima de R$300 mil, até 31 de dezembro de 2013”, explica.

As novidades para Declaração do Imposto de Renda também abrangem a área tecnológica, esclarece o Delegado Sindical. “O contribuinte pode ter acesso a um aplicativo dentro do Programa Gerador da Receita Federal do Brasil, chamado PGD, para importar a chamada declaração pré-preenchida, que facilita o preenchimento, a atualização ou complemento de dados. Além disso, existe um aplicativo para importar dados do informe de rendimento da folha pagadora e do plano de saúde. Esse aplicativo foi lançado em 2013, mas com limitações, neste ano o programa está com 90% de acesso para preenchimento de dados”, afirma Francisco Pinto de Souza.

O prazo para efetuar a Declaração do Imposto de Renda encerra dia 30 de abril, com multa de R$166,74 para excedentes ao prazo. Para outras informações, o contribuinte pode entrar em contato pelo telefone 146.